Menu

quinta-feira, 8 de março de 2012

Papo Sério - Bloggar: Paixão ou pretensão?

Semana passada comentei sobre a questão do ritmo de leitura que tem dado o que falar e hoje volto com outro tema polêmico: blog literário está virando negócio?  Sinônimo de livros grátis e benefícios? Mais um vez digo que não quero polemizar e que o post não é uma indireta! É só uma situação que venho observando a tempos e que está na boca do povão! Não me interpretem mal! Por favor!



Com o aumento do número de leitores no país, consequentemente a blogosfera literária cresceu. Bela notícia, o mundo dos blogs que antes era dominado pela moda, tecnologia... está cada vez mais bookholic, e infelizmente, pretensioso. O que começou lá atrás com alguns leitores, como uma brincadeira, movida pela vontade de compartilhar experiências de leitura, está se tornando unicamente sinônimo de lucro. É triste, mas a mentalidade de que " bloggar vai me trazer um caminhão de livros grátis" só aumenta! Aí muitos blogueiros ficam bitolados por fazer crescer o número de seguidores, lançam milhares de promoções,  fazem de tudo, menos um bom conteúdo! Querem crescer logo, conquistar grandes parcerias, leitores fiéis, comentários, "fama" mas esquecem de tudo isso, é uma mera consequência de um bom trabalho. Então vem a busca insana por atenção, onde vale tudo para se destacar e de brinde surgem as resenhas mal feitas, os erros de português absurdos, picuinhas e por aí vai... Fato: quando a ambição vem a frente do bloggar por  gostar, pelo prazer que o hobbi nos proporciona, só pode dar nisso, um show de horrores.
Sei que principalmente quando somos novatos brota aquela ansiedade, queremos ter voz e vez em meio a esse mar de blogs. Já passei por isso e foi terrível, fiquei desorientada. Porém com o tempo caí na real. Se desesperar para aumentar os seguidores não vai resolver nada, promoções não vão te dar leitores, vão é chamar pessoas para seu cantinho, aí cabe a você fisgar quem chegar e transformar em um verdadeiro leitor! Como isso vai acontecer? A partir de resenhas legais, posts originais, um diferencial! Números em si não significam nada. Não caiam na grande ilusão de que se tiver tantos seguidores vai conseguir parceria tal... Sim, quantidade de seguidores ajuda mas não é tudo! As editoras, assim como os internautas, querem blogs que tenham luz própria e isso vai absurdamente além de se ter números.


Sou bem resolvida com o blog. Sou feliz com meus quase 700 seguidores, obviamente, quero crescer, chegar aos 1000, 2000 porém isso é não é o principal assim como as parcerias também não! Claro que eu adoraria ter mais parceiras só que nada se compara a alegria de ver alguém dizendo que adora o blog e meus posts amalucados! As vezes arranjo um livro para resenha e sério, isso basta. Nada se iguala ao prazer de ler os ( poucos mas bons ) comentários que vocês enviam todos os dias. É tão incrível saber que há pessoas do outro lado da tela que se interessam pelo o que escrevo. E isso livro grátis nenhum paga! É horrível ver que estão distorcendo o  significado do blog literário e usando ele exclusivamente para se beneficiar, não se divertir, expressar. Virou negócio e então vieram as competições, spams, comparações, as briguinhas um tal " meu blog é um fiasco, não tenho nenhuma parceria legal..." lamentável.


Gente, vamos bloggar com mais paixão ao invés de pretensão. Sabe qual é a verdadeira fórmula do sucesso a meu ver?  Esforço, dar a seu blog sua cara, colocar um pedacinho de você em cada palavra escrita. Tenha um blog sincero. Fale sobre o que você gosta, seja autêntico, não se pressione, não fique se martirizando querendo o reconhecimento. Experiência própria. Se você bloggar com o coração, porque verdadeiramente gosta disso, motivado simplesmente pela leitura é certo que o sucesso virá, naturalmente. Que a blogosfera deixe de lado essa ambição que vem tomando conta de si, pare de pensar em lucro e se volte antes para o que realmente importa: trocar experiências, opiniões, disseminar a leitura... não parcerias, livros grátis, fama. 

20 comentários:

  1. Gi, cadê você aqui pra eu te dar um abraço de urso??
    Lembra quando falei da primeira vez que vi seu blog, que me assustei quando vi que você tinha 14 anos (e agora 15)?
    Foi por causa de posts como esse.
    Menina, olha sua maturidade. Olha tudo que você disse, tudo que você captou e que muita gente bem mais velha que você ainda não se deu conta. Sinceramente, eu mesma estou entendendo isso tudo que você colocou de uns tempos pra cá, que parceria e seguidor não fazem meu blog e sim eu e meu amor por ele.
    A correria desenfreada por parcerias é tão grande que o ato de bloggar virou um ato banalizado e, consequentemente, perdeu e muito a qualidade.
    Mas é aquilo: enquanto existirem pessoas com pensamentos como o seu, compartilhando-os com os outros, o mundo não está perdido. Nem muito menos a blogosfera literária ;)
    Parabéns, minha flor! Orgulho master de você!
    Beijão! E feliz dia da mulher :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu pai, que fofa!!! * abraça a Mí * abraça de novo! *
      Fiquei toda boba agora com seu comentário! Então, essa questão está na absolutamente visível, só não vê quem não quer! Uma coisa é fato, se você der o sangue por seu blog, postar sendo verdadeiro, não indo na onda, pensando primeiramente no que lucro, o crescimento vem, uma hora ou outra! Blogosfera já está saturada de blogs, quando surge algum legal, diferente, se destaca!

      Tenho pena de quem entra no meio pensando que blogosfera é ganhar livro fácil porque só se frustra. Esquenta a cabeça, fica invejando, enfim, não dura! Parcerias e etc não são o grande motivo de se blogar, é consequência... torço para que as pessoas parem com isso!

      Excluir
  2. Cheguei aqui através do seu link que Aione compartilhou no twitter dizendo que tirava o chapéu pra esse post e agora to vendo o pq
    Vc escreve mt bem e escreve cm sentimento, isso nos faz refletir e pensar oq realmente esperamos do nosso blog.

    Confesso que mtos momentos eu desanimo do blog, não por conta de seguidores, mas a falta de comentários as vezes desistimula, como se ngm tivesse me lendo do outro lado =\, mas enfim rs vamos que vamos, seguindo em frente e blogando porque gostamos, não por benefícios

    Parabéns pelo post!!

    Beijocas ;*
    Nati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico para baixo certos dias. Parece que nada vai bem, mas saiba que isso passa. É levantar a cabeça e seguir postando por diversão, hobbi, independente do número de leitores e benefícios, verá que a má fase passará! Pois quando a gente gosta do que faz, tudo no fim dá certo!

      Beijocas duplas em você!

      Excluir
  3. Realmente, tirou as palavras da minha boca. Não adianta nada ficar desesperado buscando seguidores se na verdade eles não são leitores e estão mais interessados em promoções. Do mesmo jeito que não adianta ficar criando parcerias com editoras só por criar, porque depois surge o outro problema: gente que faz resenha superficial, sem nem ler o livro, só para puxar saco da parceira.

    Mas assim, na blogosfera tudo acontece como na realidade. Tem sempre quem está realmente afim de fazer alguma coisa por que gosta e gente que quer passar na frente fazendo tudo com jeitinho. Mas agora, quem tem mais prazer? Com certeza quem posta porque gosta! Não me importo de ter 100 pessoas seguindo o blog, desde que elas realmente frequentem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você disse é um fato: como em tudo na vida, acaba em ambição, as pessoas buscam lucros e benefícios. Mas fico tranquila, é certeza que os blogueiros de coração, que bloggam não preocupados com parcerias, seguidores... continuarão firmes, já os outros, não duram!

      Excluir
  4. Achei demais esse post,você disse a verdade totalmente na lata,infelizmente,concordo existem por ai blogs em que a qualidade não está presente em nenhuma vírgula,em nenhuma palavra,as vezes nem mesmo a opinião do blogueiro.
    E como a Aione Simões disse você tem mesmo 14 aninhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem na verdade eu tenho 15! * risos * Obrigado pelo elogio, eu adoro escrever! O pior é que com a inversão de valores, com a pretensão em primeiro lugar invés da qualidade melhorar, só está caindo! Cada resenha...

      Beijos Eve! Volte sempre!

      Excluir
  5. Infelizmente fui introduzida no mundo blogueiro por um amigo que pensava assim, e me chamou para ser colaboradora. Depois, ao criar um espaço só meu, fui entender como as coisas eram de verdade...
    Fiz bons amigos com o blog, tenho editoras parceiras sim, mas não levo muito isso de 'livros grátis' à sério. Os livros que eu gosto mesmo, eu compro (sou chaaata com gostos, mas leio de tudo).
    Um lado bom de parcerias é poder entrar em contato com um outro lado dos livros: como eles são feitos, e temos a oportunidade de divulgá-lo.
    Dá o maior orgulho ouvir que alguém leu tal livro por causa da nossa indicação.

    Depois de refletir bastante sobre o que me motivava a blogar, cheguei a esta conclusão que você colocou no seu texto: falar de coisas que amo, e não do que esperem que eu fale. Até porque me sentiria mal ao fazer uma coisa mal feita, e ver meu nome atribuído.

    Dá a maior vergolha alheia ver algumas páginas por aí, mas o mundo tá cada vez mais oportunista... =/

    Beijos,
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, minha história é bem parecida com a sua! Também entrei e logo descobri como funcionavam as coisas...

      Nada paga ter um cantinho só seu, fazer amizades e trocar experiências! E eu posto mesmo o que eu quero! Posts sem noção, sobre música, vintage e várias outras coisas que nem na mode estão, mas eu gosto, não vou seguir a onda...

      Beijocas Booker Queen! :)

      Excluir
  6. Concordo com tudo. Não há nada como ver as pessoas comentando em uma postagem sua porque gostaram do conteúdo. Eu e a Pabline entramos neste mundo porque amamos a leitura. Onde nós estudávamos, sempre nos taxavam nerds, pouco divertidas e malucas só porque estávamos sempre com livros na mão, e conversávamos durante horas sobre os mesmos. É claro que é muito legal ter parcerias, receber livros, mas nada disso tira o prazer de ver que o seu trabalho não é apenas mais um, saber que há pessoas que realmente gostam de ler o que você escreve.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já fui rotulada de nerd, estranha que lê sem parar! * risos * mas não importo, é muito bom ver seus amigos, conhecidos começarem a ler por causa da sua falação literária... rsrs é ótimo ver gente no blog! Me sinto uma embaixadora da leitura!

      Excluir
  7. Geovanna, excelente post!! Conconrdo integralmente com você! O prazer de escrever é uma sensação tão gostosa, se o trocamos por uma competição e uma vaidade, de nada vale! Parabéns por este post e pelo blog que você cuida com tanto prazer e sem maiores pretensões!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dani, mas se esqueceu que você é parte do blog também? rsrs Parabéns pra você também minha gen2!

      Excluir
    2. Oie!
      Estou aqui de novo comentando porque realmente acho que vc tem toda razão. Comecei meu blog a pouquísssimo tempo, quase não tenho seguidores, mas não me desespero. Criei o "Este Meu Jeito de lER" porque literatura é o que eu mais amo na vida. Trabalhar com ela é o que eu escolhi fazer como carreira. Eu literalmente transformei meu maior hobby em profissão. E escrever no blog foi uma forma de começar a treinar, de compartilhar com as pessoas tudo que vejo no que leio...Claro que adoro quando alguém que não conheço entra no meu blog, gosta do meu jeito de escrever e começa a me seguir, desejo que muitos façam isso, mas concordo com vc: só números não bastam. Prefiro escrever pouco e bem para poucos seguidores que realmente estão interessados a postar qualquer coisa para milhares de pessoas que não estão nem aí!

      Gosto muito do seu blog, viu?
      Parabéns, menina!!!!

      estemeujeitodeler.blogspot.com

      Excluir
    3. Acho que deveriam seguir seu exemplo, blogar por prazer, só assim o blogueiro conseguirá se sentir realizado! Seja com 10,50 ou 2.000 seguidores! Assim como a gente precisa ter auto estima, se amar antes de tudo precisamos amar nosso blog, e fazer dele uma extensão de nós, sem anda esperar em troca! Assim mais cedo ou mais tarde você progride!!

      Muito legal seu blog, pode me esperar por lá!

      Beijocas

      Excluir
  8. Uau, excelente post, você acaba de colocar em palavras mutias coisas nas quais concordo com você.

    Eu comecei o meu blog sem saber de toda essa coisa de parceria com editoras, só descobri depois que o criei. Assim, eu sabia que existia, mas não entendia como funcionava, então posso afirmar que não foi isso que me motivou a criar o blog rs'

    Eu gosto muito do meu blog, fico imensamente feliz com cada seguidor que surge e adoro a fato de poder compartilhar com todos minha opinião sobre os livros. No ínico acho que todo mundo fica meio afoito por seguidores, querendo que o blog cresça logo, mas logo percebemos que temos de ter calma e esperar que as coisas aconteçam passando a pensar mais no que postar ao invés da quantidade de seguidores e coisas afins.

    O post ficou realmente muito bom, parabéns por ele!

    Beijão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  9. Disse tudo e mais um pouco! Concordo completamente com tudo que escreveu, acho que não importa se tem um pessoa lendo ou 10 pessoas, eu vou postar do mesmo jeito porque é algo que me dá um imenso prazer. A coisa que eu mais gosto de fazer é falar sobre o que eu leio e o meu blog é um espaço para eu poder fazer isso. Conhecia pessoas incríveis através do blog e passei a realmente acreditar em mim.

    Acho que tem muita gente que tem blog e está sempre pensando em parceria/seguidores/comentários. Para mim, isso tudo são consequências. Se eu gosto de parcerias? Sim, quem não? Mas o meu intuito ao fazer o blog não é esse.

    Acho que são consequências de ter um conteúdo bom, e para ter um conteúdo bom é preciso realmente gostar do que se faz. Ter um blog literário não é fácil, é bem mais dificil do que eu imaginei no inicio, mas hoje, não consigo ver minha vida sem ele.

    Escrevi um texto aqui, mas precisava desabafar!

    Gabi

    ResponderExcluir
  10. Olá, Geovanna! *-*
    Estou conhecendo seu blog hoje e já dei de cara com esse texto maravilhoso.
    Já o coloquei nos meus favoritos!
    O conteúdo de alguns blogs estão realmente caindo e está difícil encontrar blogs com qualidade como o seu.
    Você está de parabéns!

    Beijos,
    Helô Lopes

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo. Eu já tive um blog mais famoso do que tenho agora e vi que acaba lendo para as pessoas, não para mim. Deletei, criei um novo e agora posto o que eu quero :3 Leio e resenho quando quero :D Minhas resenhas sempre achei maravilhosas, depende da pessoa mesmo. Odeio aquelas resenhas sinopses escrotas ou que só falam tudo do livro e ferram sua leitura depois =.='

    Gosto muito do seu blog é bem criativo cheio de posts ricos, sabe? :) Parabéns, continue assim. E eu não quero parceria com editora, não quero resenhar livro que sei que não irei gostar ;)

    Outra coisa "As editoras, assim como os internautas, querem blogs que tenham luz própria e isso vai absurdamente além de se ter números." Não concordo. Já pedi parceria com a fundamento e eles falaram que tenho poucos leitores e eu disse que sim, mas que minhas resenhas eram boas e eles falaram que não ligavam. Editoras não ligam para como vocês escrevem, querem publico, querem que comprem '-'

    http://travelingamongworlds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)