Menu

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cantinho da Dani: Resenha - Meu Nome é Will


  • Título: Meu Nome é Will: Sexo, Drogas e Shakespeare
    Autor: Jess Winfield
    Editora: Prumo
    Número de páginas: 352
    Ano: 2009
    Onde Comprar:
    Submarino/ Saraiva
    Classificação: (3/5)

    Sinopse: William Shakespeare Greenberg, Will, é um estudante que está escrevendo sua tese de pós-graduação e está desesperado para conseguir dinheiro. O segundo Shakespeare é o personagem histórico, o jovem professor de latim e dramaturgo William Shakespeare. Apesar de separados no tempo e no espaço, as vidas de Will e de William se entrelaçam com irreverência, humor e bom gosto literário, fundindo-se de maneiras inesperadas. 
    Uma ficção fascinante que diverte e enriquece ao abordar a vida e obra do grande poeta e dramaturgo inglês. 

  Esse livro conta as histórias de dois jovens William Shakespeare. Um é famoso por suas grandes obras literárias que retratam o caráter humano e a história se passa em 1582 na Inglaterra. Outro é um estudante vivendo no ano de 1986 na Califórnia, Estados Unidos.

  Meu Nome é Will trata de uma ficção, a história apresentados sobre a vida do nosso grande escritor não se apega à realidade, embora, como o próprio autor admite, ele tenha se baseado em fatos, lendas e suposições sobre a vida de Shakespeare.

  Já o Shakespeare moderno é um jovem tentando fazer a sua tese de mestrado em plena década de 80 sobre a vida do seu xará. Nada responsável, não se esforça e tem dificuldades em concluir a sua tese, sexo é banal e drogas é questão de sobrevivência, como o almoço de cada dia.

  O livro conta alternadamente a vida dos dois Shakespeares, cada capítulo a história é de um. Foi uma técnica muito legal utilizada pelo autor. É interessante como até o estilo muda, dá para notar bem a diferença de épocas. 

  E eu fiquei me achando super boba porque assim, eu estava lendo o Will moderno, o capítulo acabava e eu sabia que ia mudar a história mas eu queria que continuasse para saber o que vai acontecer, mas era forçada a viajar no tempo. Mas aí quando o capítulo do William famoso acabava, eu já não queria ir para o Will moderno. Eu fiz isso o livro inteiro, até porque não tive uma história preferida, as duas foram bem legais. Tudo que acontecia com um William acontecia também com outro, mas de forma diferença devido, claro, à diferença de tempo e espaço, e foi bem engraçado. Teve um capítulo que misturou as duas histórias e fiquei super confusa, tive que ler com muita atenção para conseguir entender, e ainda agora tenho dúvidas hahah. Mas mesmo assim adorei a técnica, bem irreverente.

  Embora o livro não tenha compromisso com a realidade, foi interessante ler, mesmo que se em segundo plano, sobre a perseguição dos católicos na Inglaterra, quando a rainha Elizabeth instituiu a “Nova Fé”, a religião protestante, e declarou que é traidor todo aquele que professasse a “Antiga Fé”, o catolicismo. Não lembro de ter lido nenhum livro que falasse sobre esse momento da História. Mas é, enfim, um livro para descontrair, cheio de humor e ironia.

    8 comentários:

    1. Esse livro parece ser interessante, mas não faz muito o meu gênero.
      Amei a sua resenha.

      Bjs...
      http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    2. Nossa, acredita que eu não sabia sobre o que era o livro?
      Adorei isso de ter dois personagens, duas épocas e as duas histórias serem ótimas! Sei bem como é isso de não querer ler sobre uma e, depois, não querer ler da outra!
      Adorei a resenha!
      Beijão!

      ResponderExcluir
    3. Hum, achei bem interessante esse livro. Queria muito ler algo sobre a história do Shakespeare, vi que lançaram muitos livros sobre o assunto ultimamente e fiquei um pouco perdida sobre qual comprar. Mas gostei bastante da resenha, essa mistura de épocas quase sempre fica interessante nos livros e filmes.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tem sido mesmo lançados vários livros sobre Shakespeare, Meu Nome é Will é um livro da ficção sobre a vida dele, mas mesmo assim dá para ter um noção legal sobre a época de Shakespeare e a sua vida! E a técnica utilizada torna o livro muito gostoso de ler!

        Excluir
    4. Comprei o livro mas ainda não o li . Minha filha também comprou e começou a lê-lo. Acho que a idéia é muito interessante pq ajuda a conhecer um pouco da vida de Shakespeare para os que não se interessam por literatura inglesa. Vc está de parabéns, tão novinha e interessada em bons livros. bjs.

      ResponderExcluir

    Curta e siga!

    Editoras

    Arquivo

    Marcadores

    resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)