Menu

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os livros e suas trilhas sonoras - playlist literário


Eu defendo a seguinte filosofia: "Um livro em mãos e uma música tocando é atestado de dias felizes!" Nada mais gratificante do que ouvir aquela canção que os primeiros acordes já me arrepiam, ou vislumbrar aquele livro que eu tanto desejei. E como uma viciada em ambas coisas eu sempre estou associando! Tem leitura que parece que fan-fic, de tanto que lembra tal música e visse versa. Pensando nisso preparei uma listinha  de trilhas literárias segundo minha opinião ( que pode conter spoillers dos livros), com músicas e livros "gêmeos"para estrar na sua playlist!


Querido John - Someone like you
O  famoso livro de Nicholas Sparks, tão conhecido quanto sua adaptação cinematrográfica, trata do amor, de perdas e suas várias manifestações, dor, saudade, adeus. Típico do autor, dramático e tocante. Someone like you da britânica Adele sou fã!!) que por sinal é tão melancólica quanto sua música é a tradução do livro em versos e sons! É talvez a trilha que mais tem a ver com o livro associado dessa lista! Quem leu pode confirmar! Consigo até ver os personagens dizendo a letra da canção. Se Adele não tivesse se inspirado em sua vida pessoal ao criar Someone like you diria que ela é fã de Sparks, pois a semelhança é gritante mesmo! Merecia ter entrado na trilha do filme. ( O que não aconteceu, uma pena!)
  Letra - Someone like you - Alguém como você
"...Eu ouvi que você se estabeleceu, que você encontrou uma garota e você está casado agora.
Eu ouvi que seus sonhos se tornaram realidade,acho que ela lhe deu coisas que não dei a você.
Velho amigo,por que você está tão tímido? Não é como se você tivese que se conter ou se esconder da luz. Eu odeio aparecer de repente sem ser convidada,mas eu não pude ficar longe, não consegui evitar.Eu tinha esperança de que você veria meu rosto e que você se lembraria de que pra mim, não acabou.Não se preocupe, eu vou encontrar alguém como você,não desejo nada além do melhor para você, também. Não se esqueça de mim, eu imploro, me lembro que você dizia: Às vezes o amor dura mas, às vezes, fere em vez disso. Você saberia como o tempo voa, somente ontem foi o tempo das nossas vidas.Nós nascemos e fomos criados numa neblina de verão,unidos pela surpresa dos nossos dias de glória..."






Perfeitos - Last Friday Night
No segundo livro de Feios, em Nova Perfeição sobra festas, farra, bebidas, adolescentes alterados e muita, mas muita bagunça. Afinal, são perfeitos e podem tudo! ( Dá inveja) Eles mandam no pedaço e fazem o que lhe dão na telha e o melhor, quase sempre sem punição. O lema é: Fun, Fun, Fun (Rebeca Black fellings). Pura cutição! Que música é mais "Perfeita" do que Last Friday Night de Katy Perry? Inconsequente, divertida e dançante! Fico pensando se agora com Feios no cinema e uma possível continuação,será que música não entra na trilha? Não duvido. Leiam a tradução e opinem se é ou não A música do livro!

Letra- Last Friday Night - Última noite de sexta-feira

"Ei Kathy! Eu só queria agradecer por ter dado a melhor festa de todos os tempos. Foi absolutamente incrível e eu não ligo para o que outros falem de você, você é muito legal. Melhor festa de todas, woo!
Tem um estranho em minha cama, minha cabeça está latejando, glitter espalhado em todo o quarto, flamingos rosa na piscina,eu cheiro como um mini-bar, DJ desmaiado no quintal,carne na churrasqueira.Isso é um chupão ou um hematoma? Fotos da última noite acabaram online,eu estou ferrada! Oh tudo bem!Está tudo embaçado.Mas eu tenho certeza que arrasamos! Maldição,última sexta-feira,sim, nós dançamos em cima de mesas e bebemos muitas doses.Acho que nos beijamos, mas eu esqueci! Última sexta-feira,sim, nós estouramos nossos cartões de crédito em seguida, fomos expulsos do bar, então, nós fomos para a avenida Mas esta sexta-feira faremos tudo de novo,esta sexta-feira faremos tudo de novo!Tentando ligar os pontos não sei o que dizer ao meu chefe!Pensar que a cidade rebocou meu carro,o lustre está no chão.Rasguei meu vestido de festa preferido mandados expedidos para minha prisãoAcho que preciso de uma cerveja de gengibre!Isso foi uma falha épica..."




Antes que eu vá - I dreamed a dream
A versão nacional de "Before I fall" vem causado. Com um enredo diferente e reflexivo, vem provocando discussões e ameaça se tornar o novo queridinho da galera. Para mim, pelo o que já ouvi falar sobre, nenhuma música retrata tão bem o drama de Sam como I dreamed a dream do musical Les Miseráveis (adoro, adoro) que curiosamente é baseado em um livro. Recentemente a canção ganhou destaque com Susan Boyle e já foi regravada diversas vezes, inclusive por meu amado Glee. ♥ E é essa versão que vocês podem ouvir, a que está tocando no player.

Letra - I dreamed a dream - Eu sonhei um sonho
"Eu sonhei um sonho num tempo que se foi, quando as esperanças eram elevadas e valia a pena viver. Eu era jovem e destemido,quando os sonhos eram realizados e usados e desperdiçados. Mas os tigres vêm à noite,com suas vozes suaves como trovão,como eles despedaçam sua esperança, enquanto eles tornam seus sonhos em vergonha.E ainda assim eu sonhei que ele voltaria para mim e nós viveríamos os anos juntos,mas há sonhos que não podem ser e há tempestades que não podemos prever. Eu tive um sonho que minha vida seria tão diferente deste inferno que estou vivendo, tão diferente agora daquilo que parecia, agora a vida matou o sonho. Eu sonhei."




Em chamas - Numb
Depois de Jogos Vorazes e seus ganhos e perdas, erros e acertos, o clima fica bem tenso em Panem "Em chama" é recheado de pressão, chantagem, jogo psicológico, tudo junto. A trama amadurece, assim como os problemas dos personagens. Engraçado é encontrar na música Numb de Linkin Park pensamentos que são tão explícitos no livro como: "Estou cansado de ser o que você quer que eu seja" "Você não consegue ver que está me sufocando?" "Segurando tão forte, com medo de perder o controle" Impressionante, são pensamentos claros de personagens muito importantes do livro! ( Numb na trilha de Em chamas já!)  Nada mais tudo a ver com a história do que o rock de Linkin Park! Leiam, ouçam e comentem!


Letra- Numb - Entorpecido

"Estou cansado de ser o que você quer que eu seja, me sentindo tão infiel, perdido abaixo da superfície eu não sei o que você está esperando de mim colocado sob a pressão de me colocar no seu lugar.Preso na ressaca, simplesmente preso na ressaca,cada passo que eu dou é outro erro para você. Eu estou me tornando isso tudo que eu quero fazer:É ser mais como eu,e ser menos como você.Você não consegue ver que está me sufocando?Segurando tão forte, com medo de perder o controle. Porque tudo o que você pensou que eu poderia ser desmoronou bem na sua frente..."





Fallen - Hanted - Wish you were here
Sombras, medo, escuridão, amor, passado, vidas, anjos. Isso tudo é Fallen,é a história de Lucy e Daniel que além de todas as palavras citadas é um ponto de interrogação sombrio! E a trilha perfeita desse livro, em minha humilde opinião não é uma música e sim duas! Com Pink Floyd e Taylor Swift, dois artistas antagônicos mas que unindo seus trabalhos conseguem captar todo o clima de suspense e incerteza do livro. Whis you were here de Pink e Haunted de Swift são minhas escolhas. Concordam? Discordam?



Letra - Whis you were here - Eu queria que você estivesse aqui

"...Então você acha que consegue distinguir o paraíso do inferno?Céus azuis da dor?Você consegue distinguir um campo verde de um frio trilho de aço? Um sorriso de um véu? Você acha que consegue distinguir? Como eu queria, como eu queria que você estivesse aqui,somos apenas duas almas perdidas nadando num aquário ano após ano, correndo sobre este mesmo velho chão,o que encontramos? Os mesmos velhos medos Queria que você estivesse aqui..."




Letra - Haunted - Assombrada 
"Você e eu andamos em uma linha frágil eu sabia disso todo esse tempo mas eu nunca pensei que viveria para vê-la arrebentar, está ficando escuro e está tudo muito quieto e eu não consigo acreditar em mais nada agora e isso está vindo sobre você como se tudo fosse um grande erro.Oh, prendendo minha respiração eu vou perder você de novo! Alguma coisa fez seus olhos ficarem frios.Vamos lá, vamos lá, não me deixe assim, pensei ter te feito entender,alguma coisa deu terrivelmente errado,você é tudo que eu queria, não consigo respirar quando você vai embora, não dá para voltar atrás agora, eu estou assombrada..."




Um longo caminho para casa - Take me along - Forgiveness and love
Não posso publicar esse post sem esse livro, Um longo caminho para casa. Meu maior preferido dentre todos livros que já li. Ninguém o conhece e isso o torna mais meu ainda. Falem o que quiserem dele, que é clichê, novela mexicana, não me importo, é minha maior paixão literária, com ele senti o que nunca senti lendo outro livro.Confesso que é impossível  para mim desassociar o livro de suas trilhas, basta a introdução no piano de Take me along para me vir a cabeça Gabriella Harrison, uma menina que sofreu na infância, na adolescência e na fase adulta. Mau amada pelos pais,espancada, abandonada, desiludida no amor, ela passa a vida toda tentando se libertar dos traumas e fantasmas do seu passado, tentando perdoar. Esse livro é de uma sensibilidade chocante, qualquer se sensibiliza com a dor da Gabie, não há palavras para descrever meu amor por esse livro! Recomendo! E as músicas que compõem sua trilha sonora são: Take me along e Forgiveness and love de Miley Cyrus. Confiram:

Letra - Take me along - Leve-me contigo

"...Quando eu mais preciso de você você me deixar cair eu sempre estou aqui ao lado de seu palco, deixo você vier a sua vida, finjo que estou, eu vou ficar bem... Eu irei te abraçar e ficaremos para sempre.Eu não entendo porque você está me deixando, por favor não me deixe aqui, pegue minha mão, estou sangrando em lágrimas, eu não entendo porque você não pode me levar com você, você pode fingir que eu não existo, vejo você sair, ir embora esta noite, e estou deixando ir pela última vez, através das lágrimas eu digo adeus, então respire fundo, respire fundo, respire fundo, respire..."






Letra - Forgiveness and love - Perdão e amor

"...Eu não quero mudar sua mente, porque eu o aceito por tudo que você é e sempre será, fique aqui comigo agora, a única coisa de que nossos corações são feitos são os atos de perdão e amor, a única coisa real quando o momento exige são atos de perdão e amor, pois no final ninguém ganha ou perde, as história começam e recomeçam com perdão e amor..."


Espero que tenham gostado do post, não se esqueçam de comentar e dizer quais são suas trilhas! Vem gente, vem!!!

5 comentários:

  1. Adorei as escolhas. Someone Like You ficou perfeita com Querido John, a música é linda demais!
    Adorei a de Antes Que Eu Vá também!

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  2. Que músicas lindas!

    Bom, já eu não consigo ler e ouvir música ao mesmo tempo, me desconcentro :X

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Amei!!
    Tão lindo ver "Wish you were here" entre a lista! Essa música é maravilhosa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O livro Querido John ficou perfeito com a música Someone like you, que alias, eu adoro, e a musica Haunted também combinou totalmente com o Fallen!

    Beijos
    moderngirlsblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tudo encaixou muito direitinho.
    Li alguns livros citados e sério não podia haver uma trilha sonora melhor.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)