Menu

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Livros: temas iguais, épocas diferentes...

Gosto é gosto. E não se discute. Todo mundo um dia já falou ou ouviu essa frase. E até um certo ponto ela é verdadeira. Como não somos figurinhas repetidas, com pensamentos, histórias e personalidades iguais, nossos gostos são diferentes e sair discutindo que aquilo que fulano aprecia é ruim, ou que ciclano é um tremendo bocó por usar tal coisa  pode plantar a semente de uma guerra interminável! Mas sempre existe uma exceção e por isso estou aqui! Falando de livros, muita gente torce o nariz para tal gênero, autor, época e assim vai... Ok. Cada um gosta de uma coisa, porém tratando de leitura as vezes é bom dar uma variada e sair da rotina, numa dessas aventuras você acaba descobrindo paixões. E se você é mais apegado em livros antigos, já pensou na ideia de ler um livro atual com o mesmo tema que você ama? Ou vice versa? Quem topa o desafio? Pensando nisso eu trouxe uma seleção de livros que estão á décadas longe um do outro mas contém semelhanças, com temas iguais... Para se inspirar!

                                         Mitos e Lendas
Eis um assunto que está sempre rendendo bons livros, seja décadas atrás ou atualmente, e nunca sai de moda: mitologias e lendas. E se você se considera fã desse gênero de fantasia não pode deixar de ler a série que marcou época e o autor que a cada dia vêm mostrando que veio para ficar. Falo de As brumas de Avalon ( que o primeiro volume foi resenhado sexta aqui e que está sempre inclusa nas promoções loucas do Submarino) e Rick Riordan (sem comentários.) Ama o tema e quer ler um livro mais antiguinho? Aposte na obra de Marion Zimmer Bradley e conheça a história do Rei Arthur através de olhos femininos, ou se não abre mão de mitos e de coisas mais atuais leia Percy Jackson e seu banho de mitologia grega ou A pirâmide vermelha e seu Egito, ambos de Riordan.

                                              Música
Apaixonado por música? Então já deve ter ouvido falar em O fantasma da ópera. E sim, o musical mundialmente famoso no início era apenas um livro, lançado á 101 anos atrás, em 1910. E a versão literária da história é uma boa aos musicomaníacos, aos que estiverem dispostos a conhecer a Paris do século XIX: com teatros, bailarinas, um fantasma solitário, óperas e todo esse mundo requintado, e principalmente para aqueles que quiserem se arriscar com uma leitura mais antiga e não recusa música no meio. Outra super dica é o recém saído do forno Cante para eu dormir, que saiu pela Pandorga. Vai ler o livro? Te prepara para muito drama e um triângulo amoroso e dizem as más línguas é levemente inspirado no Fantasma da Ópera. Ta aí duas dicas, separadas por século e que são igualmente fantásticas!

                                       Amor Impossível
Senhor Richard Matheson é pai de Nicholas Sparks! Só pode! Façam testes de parternidade porque não há outra explicação para ele ter me deixado tão destruída enquanto lia seu livro assim como o Sparks devem ser os genes. Piadinhas á parte, Matheson criou o amor mais impossível de todos em Em algum lugar do passado lançado em 1975, onde o tempo é o vilão destruidor de corações. Se imagine a 70 anos de distância da pessoa amada e vai entender a gravidade da questão. Então imagine um cara em estado terminal que se apaixona por uma foto de uma atriz de 1800... e volta no tempo para conquistá-la, e por fim imagine um amor lindo, sensível, emocionante e um final que me fez entrar em depressão pós livro. E depois de ler Em algum lugar do passado se ainda estiver inteira depois de chorar oceanos leia o bebê literário Firelight. Que traz toda aquela velha história de inimigos mortais que se apaixonam e pimba! Dá em amor proibido, misture com fantasia e dragões e terá Firelight. Românticas de plantão anotaram? Quero ver todo mundo indo ao sebo mais próximo procurar Em algum lugar do passado e colocando Firelight na cestinha do Submarino viu?

                                                           Crimes e Suspense

É difícil encontrar uma alma leitora que nunca tenha lido nenhum caso de  Hercule Poirot ou Sherlock Holmes. (Na verdade muita gente não leu, mas deixa quieto!) E como não lê-los? Geniais é pouco para esses seres que já estão a gerações encantando jovens e adultos e a lista de fãs só cresce. Só tenho a indicar, clássicos da literatura que fazem os neurônios queimar de tanto pensar! Aceita o teste? Então leia Assassinato no expresso do Oriente ou O cão dos Braskeville mas a dica de ouro de livrinhos antigos do gênero para pegar e nunca mais largar é o Pedro Bandeira. A fera escreveu a turma dos Karas, uma galerinha que tem por hobbi se meter e desvendar investigações e crimes. Sei que muita gente passou os tempos de colégio lendo A droga do amor, A droga americana... que apesar de já ser meio antiga a coleção é totalmente atual e teen. Pensando sobre Os Karas logo me veio á mente Pequeno Irmão, o mais novo lançamento da Galera. Com enredo semelhante com a série nacional, ele trata do mundo virtual e todos seus riscos e conspirações, parece ser bem cult e interessante! Para pegar da biblioteca da escola e da vitrine de lançamentos da livraria!
                                                           
                                                                     Vampiro

Vampiro é um tema polêmico que anda muito na boca do povão. Depois dos lendários Lestat, Louis e Drácula muitos tem dificuldades em aceitar Edward e  sua companhia e vice versa. E se seu objetivo é mudar de ares trocar de vampiros talvez seja legal, pois os livros de vamp mais antigos mantém em sua maioria as características clássicas que os fizeram grandes livros, como a malvadeza desses seres. E os vampiros da atualidade, são por sua vez modernos, teens, sexys. E recentemente tem saído uma safra de novas obras do tema que restaurou a literatura jovem, como Diários do vampiro, Crepúsculo, Academia do Vampiro e etc. E para começar bem, retire lá do fundo do baú um exemplar de Entrevista com o vampiro da Anne Rice ( a diva vem na bienal!!) e seu  famoso Louis, ou se sua praia for os vampiros do século XXI leia Beijos de Vampiro! Com uma estória engraçada, levinha e uma capa de morrer invés de temer esse seres você vai rir deles! Escolha de que lado quer ficar!

                                                                Ficção Científica

Estou sempre citando e lembrando de ficção científica. Ainda mais agora que distópicos não param de ser lançados, minha língua não consegue ficar quieta na boca! Sou super fã de Jogos Vorazes e Feios e vira e mexe fico me perguntando quem plantou a semente, quem foram os percursores do gênero! E prometi para mim mesma: vou ler mais ficção científica! E você não fica curioso para saber quais foram os livros que influenciaram essa nova geração? Se a resposta for positiva procure por Planeta dos macacos, 2001 e principalmente Viagem ao centro da terra, do célebre Júlio Verne, que já na década de 1860 imaginava um interior terrestre todo futurístico, tinha uma visão anos á frente de seu tempo, ele também escreveu Vinte mil léguas submarinas, Volta ao mundo em oitenta dias que valem uma chance! E que tal adotar mais um bebê literário? Recém saído da maternidade? Falo da fofurinha O motivo o mais novo distópico exibido nas livrarias, trazendo uma sociedade estranha, totalmente masculina, com zero mulheres, mas como em distópicos sempre existe A exceção já dá para imaginar o que se acaba encontrando...

Agora é só escolher seu tema preferido e desfrutar do que de melhor os livros idosos e os jovens de cada categoria tem a oferecer, no fim o importante é ler!

Um comentário:

  1. Gi, pra variar você arrasando nos posts!
    Adoro sua criatividade e posts sempre completos e diferentes!
    Super amei as indicações e acho muito válido o que você disse sobre variar nas temáticas de vez em quando, além de ser bom ler de tudo um pouco pra realmente conher os diferentes gêneros, a gente pode acabar se apaixonando!
    E amei você ter citado Pedro Bandeira, amo a série os Karas!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)