Menu

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Resenha: A dança da floresta

A Dança da FlorestaAutor: Juliet Marillier
Editora: Prumo
Ano: 2008
Onde comprar: Submarino - Saraiva - Estante
                                                         


Sinopse: Esta é uma história mágica, que transita entre um mundo mítico e um castelo na Transilvânia... Jena, uma garota de 16 anos, seu sapinho de estimação Gogu e suas quatro irmãs guardam um segredo: desde pequeninas, em toda noite de Lua Cheia, fazem sombras com as mãos contra uma pedra, abrindo um misterioso portal para uma floresta mágica, onde dançam com encantadoras e bizarras criaturas fantásticas. Porém, elas não imaginavam que suas vidas mudariam drasticamente: o pai adoece e, por recomendações médicas, vai para uma região onde o inverno é mais ameno. Jena e sua irmã Tati ficam encarregadas de cuidar dos negócios da família no castelo Piscul Dracului. As coisas vão bem até que um trágico acidente deixa tudo fora de controle. Para piorar, sua irmã se apaixonara por uma das misteriosas criaturas da Clareira Dançante da floresta..

Confesso que tenho um receio bobo quanto a chick-lit, fantasia e outros. Por isso esse ano me desafiei a sair um pouco da minha zona de conforto e testar estilos diferentes. Foi assim que descobri através do Skoob  A dança da floresta que conta a mágica e fofa história das irmãs Jenna, Tati, Stela, Iulia e Paula que moram com o pai em  Piscul Dracului: um castelo na Transilvânia. Seriam meninas normais ser não fosse por um detalhe:elas guardam um segredo, durante muitos anos, todo mês, na noite de lua cheia, elas cruzam um portal e vão para o outro lado da floresta que cerca o castelo, para participar de uma grande festa no lar das mais fascinantes e curiosas criaturas. 

A situação se complica quando numa das visitas ao outro reino, Tati se apaixona por Triste, um ser da noite ( vampiro ) e esse amor proibido acaba colocando todos em risco. Para piorar, o pai das meninas, um mercador gravemente doente viaja a trabalho e some é ai que Cesar, o primo mandão se intromete e contra vontade delas toma conta das irmãs contrariando as ordens do pai que havia deixado tudo nas mãos de Jenna e Tati. E é só o começo das aventuras e desventuras de Jenna e cia!

O livro foi uma grata surpresa. É permeado do início ao fim por magia, que está enredo, nos personagens, na narrativa. Temos aqui uma bem sucedida mistura entre mitologia  e contos de fadas.  suponho que conhecemos da Transilvânia do início do século XX, o lar de criaturas mágicas, de camponeses supersticiosos e de cinco irmãs espertas. Quem narra é Jennica, ou Jenna, uma adolescente  responsável de personalidade forte, que sonha em conhecer o mundo, ser livre e porque não? encontrar o verdadeiro amor. Tati é linda, delicada e apaixonada, Paula é o cérebro, ama aprender e por ai vai. Uma graça elas! Um personagem que me cativou foi Gogu, o sapinho amigo inseparável de Jenna que foi uma das maiores supresas do livro! Há toda uma aura de sonho envolta dele! Adorei! Falando em personagens, César foi um que me passou muita raiva. Um garoto mimado, sem limites e detestável, mas há um porque dele ser assim. É muita culpa dentro de uma pessoa só. 

A dança da floresta nos traz lindas lições sobre família, amor, amizade. É sem sombra de dúvidas uma fantasia da melhor qualidade. A autora nos apresenta um mundo misterioso e encantador, onde se passa a  história de Jenna e suas irmãs. História mágica, delicada com  doses suficientes de aventura, romance e mistério que surpreende e encanta. Ficaria maravilhoso nos cinemas, seria um daqueles filmes lindinhos da disney/pixar! Pretendo ler a continuação, O segredo de Cybele nas férias. No próximo livro o foco vai para Paula e viajamos junto dela para a Turquia! Senhor julho chegue logo! Pois eu tenho que ler esse livro!

Só tenho a recomendar! Já conhecia esse livro? Comentem queridos!

8 comentários:

  1. Oie!
    Adoro livros como este, essa temática.
    Gostei muito de sua resenha!!

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, verdade, o livro é lindo e mais perfeito ainda por falar de mitologia romena!

      Excluir
  2. Oi Geovanna!
    Nossa que legal, não conhecia esse livro, adoro conhecer e aumentar minha lista para futuras leituras. Gosto de ler livros de todos os gêneros e estilos, cada um tem um "quê" especial.
    E que bom que você gostou de quase todos os personagens.

    Beijos
    glowofthemoonlight

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando variar os gêneros, para não cair na mesmisse e esse livro foi uma tentativa bem sucedida. História, personagens, tudo encantador!

      Excluir
  3. Estou para ler esse livro há séculos... eu olho, pego na mão e sempre acabou rumando para outra coisa...
    Mas agora coloquei na lista, acho que até o fim do ano devo ler ;)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy eu garanto que você não vai se arrepender de ler o livro. É ótimo, lindo, mágico, fofo! Pode crer! :D

      Excluir
  4. Li recentemente, muito bom!! Você sai com uma sensação tão boa após a leitura!

    ResponderExcluir
  5. A capa é muito bonita e me lembrou um livro do Shakespeare "Sonho de uma noite de Verão". Por mais que um dos meus livros favoritos seja de fantasia, eu não costumo gostar de outras histórias do tema. O enredo parece ser bom, acho que vou dar uma olhada antes de comprar. recomendo daqui, porque e gratis :P

    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Danca-da-Floresta

    boas leituras!

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)