Menu

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Top 5 - Ótimos livros para ler e refletir!

A leitura abre horizontes, nos leva além. Proporciona uma viagem, sem sair do lugar, só tem a nos acrescentar. Um tipo de diversão rico que poucos dão o devido valor, infelizmente. Defendo que os livros, sejam eles clássicos, YA books ou de qualquer outro estilo, sempre tem algo a nos ensinar. Seja uma lição, algo mais didático, ou o simples divertimento, sempre haverá de vir a somar a nós. Pensando nisso, separei cinco livros, dois quais a maioria lançado recentemente que vem causando entre os leitores. Não é para menos, todos com temáticas fortes, atuais. Livros para ler, se divertir e refletir, sobre a proposta que eles nos apresentam. Confira minhas indicações logo abaixo!












Bullying - A lista negra: Eis um assunto em evidência hoje em dia. Ganhou repentino espaço na mídia e agora o termo não sai da boca da população, que felizmente está abrindo os olhos para esse tipo de agressão que por muito tempo foi considerada como " sem importância". O livro é um recente lançamento da Gutenberg, que vem contar a luta de Valerie, ao recomeçar depois de seu namorado abrir fogo contra vários colegas de escola que os maltratavam. Culpada, sendo julgada como cúmplice, ela luta para seguir em frente. Bem recebido, A lista negra não polpa o leitor e fala muito bem sobre o pesadelo do Bullying, para ler, refletir, repensar nossas próprias ações, pois por menores que sejam, elas sempre tem uma consequência. Que pode ser boa, ou ruim.

Distúrbios Alimentares - Garotas de Vidro: Uma leitura difícil, que chega a ser dolorosa. No centro, Lia, e sua constante contra seu pior inimigo, ela mesma, e a balança, o peso, a comida. Um drama intenso sobre distúrbios alimentares, anorexia, bulimia que também estão em foco atualmente e tem matado milhares de jovens todos os anos. A ditadura da beleza impõe a magreza e alguns ultrapassam os limites para estar dentro dos padrões. Garotas de Vidro vem tratar justamente disso, da pertubação que ocorre na mente de Lia, seu sofrimento, o turbilhão de conflitos dentro de si.


Psicopatia - Precisamos falar sobre Kevin: Criminalidade infantil, psicopatia, chacinas, famílias desestruturadas, nunca foram temas que a sociedade gostasse. Polêmicos, ignorados, tocam lá na ferida. E estão todos contidos em Precisamos falar sobre Kevin. Conta a história de um menino que aos 15 anos matou vários colegas de escola, contada através de sua mãe. Vamos desvendando desde o ventre Kevin, de personalidade desde sempre sombria que mais tarde se tornaria um jovem psicopata. Os porquês, as razões que o levaram a cometer o crime, a ser o que era. Um livro perturbador, não leia querendo encontrar felicidade, uma família perfeita, pessoas psicologicamente sãs, leia buscando se inteirar sobre um assunto tão temido, como a psicopatia, querendo adentrar de certa forma, mais afundo dentro do ser humano, da misteriosa mente humana.


Câncer - A culpa é das estrelas: Livros sobre câncer existem ao montes. Cheios de clichês e aquele esteriótipo de doente herói, sempre feliz, nunca deixou de sorrir, mas todos sabemos que não é assim. ACEDE não é mais um livro de câncer com heróis, ele inclusive faz piada dessa concepção, é apenas um livro sobre uma menina normal, com câncer terminal nos pulmões que fica alegre, mal humorada, que chora, tenta viver sua, uma menina que ama, erra, enquanto tenta respirar. Tocante, leve, irônico, forte, real, com pitadas de humor, um banho de reflexão, A culpa das estrelas é para quem procura uma nova visão de um tema batido, um olhar alternativo sobre uma das doenças que mais faz vítimas em todo o planeta. Um livro que vê poesia até na morte.

Racismo - A resposta: Um livro amargo e ao mesmo tempo doce, relatando a dura realidade dos negros em Mississipi na década de 60 com a narrativa simples das adoráveis Aibileen, Minny e Skeeter. O racismo na época era cotidiano, de uma proporção absurda e ignorado, os negros sentiam tanto medo que aceitavam as condições desumanas em que viviam. Crianças eram criadas por negras, cresciam e aprendiam com os pais a humilhar aquelas que lhe deram tanto amor, que lhes ensinou a dar os primeiros passos. Uma história franca e emocionante, que nos leva a reflexão sobre esse mau que desde sempre acompanha a humanidade e infelizmente continua entre nós.

2 comentários:

  1. Gi, dessa lista toda o que eu mais quero ler é Precisamos Falar Sobre Kevin. Deve ser incrível, apesar de forte e pesado.
    Também quero ler A Culpa É Das Estrelas, deve ser lindo!
    Adorei as indicações e o tema do post, parabéns como sempre!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Interessante essa lista, "A culpa é das estrelas" é desejado por mim e outras várias pessoas. Também gostei de "Precisamos falar sobre Kevin".

    http://escritorerc.blogspot.com.br/

    Bom dia, Ewerton Ricardo.

    ResponderExcluir