Menu

quinta-feira, 15 de março de 2012

Papo sério: A polêmica " poser "

Quem nunca ouviu um raivoso " Ah fulano é poser! Que ódio! " Ou então " Ai se eu pudesse matar esse bando de posers! " Toda semana, todo dia e hora nos deparamos com essas frases. Pessoas indignadas, extremamente ofendidas com os tal dos " posers. " Mas o que é isso?  São chamados de posers aqueles que se dizem mega fã de algo mas na realidade são meras Maria vai com as outras, é fã da boca para fora, só gosta porque está no auge e todo mundo adora, é aquele que mal sabe sobre seu ídolo e se diz o maior fã. Nunca fui a favor disso, de rotular os outros, ainda mais de poser. 

O fato é que isso já está virou pura demonstração de infantilidade. Estão perdendo totalmente o respeito, julgando-se superiores, apontando o dedo e medindo o tamanha da paixão dos outros... É um pensamento meio nazista. " Você é um poser, uma vergonha, não merece viver! " Uma intolerância absurda impera.  Os que se dizem " fã de verdade " se acham os donos da verdade e se ciclano não sabe a data de aniversário do cachorro da tia avó de tal cantor não tem saída, merece ir para a fogueira! Alô? Vamos parar né galera?
 
Já estou prevendo, a explosão de acusações e resmungos na net com a estréia de Jogos Vorazes. Fãs cheios de veneno, revoltados, atacando qualquer um que aparecer se dizendo fã. Semana passada o Capital Adverte postou justamente sobre o assunto e tenho que concordam com cada palavra do post! Não é porque você leu os três livros antes do filme que você é melhor do que aquele que só foi descobrir a série e ler depois da estréia. Você só conheceu primeiro! Se alguém se disser fã e ter visto apenas o filme, ótimo! Sinal que a história a tocou de alguma forma. É fã sim! E daí se ela não é o Wikipédia ambulante sobre JV? Vamos largar esse egoísmo, essa possessão. " É meu e de mais ninguém! " Não, não é. E se os primeiros fãs não tivesse divulgado essa série maravilhosa? Eu pelo menos nunca teria lido. Que tragédia! O mais importante é que gostem do livro/filme. Lembrem-se que cada um tem o seu direito de discordar, odiar a adaptação, a história. Não vamos dar uma de President Snow e aterrorizar geral, querendo impor nossa opinião a todo custo. Ok?

A nós cabe respeitar, ter a cabeça aberta. Sem síndrome de superioridade. Sem exageros. Tudo bem não gostar da conduta daqueles que seguem a onda, as marias vai com as outras que gostam sendo superficiais demais. É triste, mas vamos tentar ignorar. O azar é delas, estão perdendo a change de conhecer de verdade essa grande história. O problema é que está passando dos limites. Essa ladainha de poser virou uma implicância boba. Se não é um fã absolutamente fanático é poser. Já não anda bastando gostar, achar legal, tem que ser obcecado para ser fã de verdade. Sabe o que se consegue com isso? Afastar muita gente que entraria para nosso time. Claro que dá um ciúme básico de ver JV nos cinemas. Meu medo maior é que distorçam toda a mensagem. Priorizem o romance, se esqueçam da lição sobre esperança, lutar por um mundo melhor... Espero de todo o coração que o filme traga algo de bom para as pessoas, assim como a série trouxe a mim. 

Gente, sem implicâncias, por favor. Nesse tempo de estréia e todo os dias, vamos ser legais, invés de criticar, que tal plantar a semente, divulgar, cativar fãs verdadeiramente?  De tanto falar sobre, mostrar trailer... converti á JV mãe, irmão, vários amigos ( que são completamente loucos pela  série ) e não paro aí, vou conversar com meus professores sobre uma possível exibição do filme na escola, o que é bom tem de ir para frente, ser conhecido! Diga sim á tolerância e não a esse bulliyng disfarçado. No fim, o que importa é gostar, independente dos níveis de amor! 

9 comentários:

  1. "Gi, cade você pra eu te dar um mega abraço de urso???" - Parte II

    Sério, quando eu vi o título do post, eu achei que você ia falar contra os "posers" e ai eu já estava pronta pra dizer...Exatamente tudo o que você falou!
    Eu ia lendo, ficando de boca aberta e sentindo um orgulho enorme de você!
    Eu comecei a ver, no facebook, aquelas imagens de "Diz que é fã, mas não sabe o que é XYZ".
    Minha vontade era de mandar todo mundo pro inferno com isso, porque achei ridículo. Quer dizer, se eu não souber micro detalhes é porque eu não sou fã? Com a quantidade de livros que eu leio, até parece que vou lembrar de cada detalhezinho, mesmo que eu ame a série. Eu sou MUITO fã de Harry Potter, e cada vez que eu releio os livros, eu relembro de pequenas coisas que já havia esquecido. Logo, esquecer ou não gravar algo me torna menos fã? Ou, como você disse, se eu não souber o dia do aniversário do cachorro da viznha eu não sou digna de ser considerada fã?
    Enfim, eu amei o post, Gi, de verdade!
    Você falou tudo ao dizer que devemos mantes nossas mentes abertas e respeitar os outros, hoje em dia essas são coisas que faltam e muito no mundo!
    E, segundo esse pensamento, devemos respeitar, também, quem faz esse tipo de ataque, não é?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Concordo integralmente! Não é porque não sei detalhes do livro que gosto que não sou fã, uai! Na verdade, acho desnecessário essa obsessão; com tantas novas coisas para aprender e descobrir, tantos livros para ler e tantas coisas para fazer, vou ficar perdendo tempo memorizando cada linha do livro?... Sinceramente, isso que é ridículo. Eu gosto e ponto, para gostar não precisa preencher um questionário!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Geovanna. (:
    Concordo com tudo que você disse.
    Hoje em dia se você disser que acha que a Adele tem uma voz maravilhosa e não saber a data de aniversário dela, você é poser. Para gostar da música de um cantor hoje em dia, você tem que saber até o que ele comeu no café da manhã.
    Para dizer que adora o livro de uma certo autor, você tem que saber onde ele nasceu, onde mora agora, quantos anos tem...
    Enfim, eles querem que sejamos uma Wikipédia ambulante, como você disse.
    Adorei o texto!

    Beijos,
    Helô Lopes

    ResponderExcluir
  4. "No fim, o que importa é gostar, independente dos níveis de amor!" Totalmente apoiado! Ge para presidente, agora!!!
    Mas não tem como impedir isso, infelizmente. Agora que estão querendo usar JV como o sucessor de Crepúsculo, a obsessão de algumas pessoas vai falar mais alto, eu sei. :/
    Parabéns pelo texto!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa parabéns pelo texto concordo totalmente, uma pena é que tenho certeza de que vai ter muita gente brigando por que é mais fã de JV, e começou a gostar antes do filme. Eu acho que tudo que é bom tem que se espalhar, e o pior é que as pessoas criticam tanto os posers e acabm se tornando uma pessoa pior, por se achar superior (como vc mesmo disse, isso é nazista) o que é uma bobagem.
    Sobre o filme tenho medo também que priorize mais o romance, mas o livro é muito mais do que isso a mensagem de esperança e perseverança é muito mais importante.

    Beijos
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Vish, vou confessar: por fora eu não ligo, mas por dentro tô matando esse povo que se diz fã. Ain, é mais forte que eu. Veja a situação: alguém diz que é fã de JV. Aí você pergunta se ela leu os livros e ela diz: não, vi o trailer --o trailer- do filme. DAFUK?

    Não chego a compartilhar coisas tipo "Diz que é fã, mas não sabe o que é XYZ", que a Aione disse aí em cima; prefiro ignorar. Claro, vai ter quem vai virar fã de JV depois do filme, e estaremos de braços abertos. Mas eu detecto (e-e') os mariavaicasoutras e adiciono na minha lista negra, MESMO.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Também vou confessar que pra mim é tudo poser ainda '-'. Muita gente só foi ver o filme pq é do livro ai foi pegou o livro e falou que é fã D: Muitos nem conheciam a série, chegou no cinema, viu e gostou e amou muito! Esses não acho poser, mas acho sim que os que chegaram la pq era livro, leu o livro pq irou filme, eu acho poser ;). Eu concordo com algumas partes e discordo de algumas. Mas para mim cara, nem ligo '-' desde que eu ainda possa ler minha série. O poser está la e não faz nada de mal para mim, só polui a série xD

    http://travelingamongworlds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog! adorei este post! Muito sucesso! ;)

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)