Menu

sábado, 17 de março de 2012

Cantinho da Dani: Os Contos de Beedle, O Bardo

Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Número de páginas: 107
Ano: 2008
Onde comprar: Saraiva
Classificação: (5/5)

Sinopse: "Os contos de Beedle, o Bardo" são cinco histórias de fadas diferentes entre si. Cada uma delas é dotada de um caráter mágico próprio e proporcionarão, a seu turno, prazer, riso e a emoção do perigo mortal. Trouxas e bruxos vão apreciar os comentários de autoria do professor Alvo Dumbledore, nos quais ele reflete sobre a moral ilustrada pelos contos e dá breves notícias sobre a vida em Hogwarts. Um volume singularmente mágico, ilustrado pela autora, J.K. Rowling, e que ficará guardado na lembrança por muitos anos.



  Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Hermione recebe de Dumbledore um livro de presente. Esse livro é Os Contos de Beedle, o Bardo. Trata-se de um livro curtinho e extremamente agradável. Na verdade, eu diria curto até demais, gostaria muito que fosse maior, rsrs.


  Já há algum tempo que foi lançado, mas, na minha opinião, ele não foi bem divulgado; muitos que acompanharam a série não leram e tantos nem chegaram a ouvir falar. E é uma pena, pois é mesmo bem legal e interessante. O nome “Harry Potter” não é mencionado nesse pequeno livro, mas estar de volta ao seu mundo mágico traz uma felicidade aos nossos corações que sentem saudades de suas aventuras. A leitura desse livro é indispensável para qualquer um que acompanhou a série do bruxinho mais querido de todos!


  São cinco histórias que qualquer bruxo aprende ainda criança da boca dos pais na hora de dormir, assim como nós trouxas aprendemos nossas tradicionais histórias. E, assim também, possuem uma moral ao final, sendo que os bons valores são cultivados; assemelhando aos nossos contos de fadas, como diz a própria J. K. Rowling na introdução, pois “a virtude é normalmente premiada e o vício castigado”.

  O livro foi traduzido das runas antigas por Hermione Granger e cada história possui ao final uma nota escrita pelo próprio Dumbledore alguns meses antes morrer. Nas notas ele dá informações sobre a história e elementos que aparecem em seu enredo, isso quer dizer que você que não leu a série pode ler esse livro que compreenderá. Tais notas enriquecem demasiadamente o livro, escritos com várias ironias e subtendidos deixados por Dumbledore.

  Das cinco histórias, quatro são inéditas: O Bruxo e o Caldeirão Saltitante, A Fonte da Sorte, O Coração Peludo do Mago e Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante. A quinta é uma história que aparece na narrativa do sétimo livro da série, portanto já nossa conhecida, O Conto dos Três Irmãos, que, por sinal, foi essencial para solucionar todo o mistério o último livro da saga.

  Quem não leu, deve ler! Quem não leu os sete livros e, especialmente, quem faz parte da geração Harry Potter!

Dani Côrtes

13 comentários:

  1. Dani, amei a resenha, já faz um tempo que quero esse livro, mas estou enrolando um pouco porque o preço estava meio salgadinho,e sobre os livros do Harry Potter já li todos mais de uma vez, mas só tenho o primeiro e o último, porque os que eu tinha era da Avon e não tinha orelha =/ tenho um pequeno problema com isso rsrs, então eu dei para uma colega minha, mas quero muito completar minha coleção, e com certeza esse livro vai entrar logo para minha próxima compra, fiquei mega curiosa =)

    Beijos e parabéns pela resenha.

    Bru
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru, achei graça da sua dificuldade com orelhas!! Hahaha
      Não deixe de ler esse livro, é imprescindível para quem leu toda a série!

      Excluir
  2. Ah esse livro... É tão delicioso! Meus filhos irão lê-lo, sem dúvida alguma. Está entre as coisas que eles não podem deixar de ler. Adoro os contos bruxos, especialmente os das relíquias da morte e do caldeirão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Íris, concordo plenamente! Com certeza nesse livro estão histórias que vou contar para meus filhos como se fosse um de nossos contos de fadas!!

      Excluir
  3. Amo esse livro, todo fã de HP deveria ler. Meu conto favorito é da Babbitty.


    bjos,
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um ótimo livro!! O conto da Babbitty é mesmo é uma delícia!

      Excluir
  4. Ah, ainda não li HP. *vergonha*
    Mas assim que eu puder ler, vou querer esse daí, porque parece ser bem legal!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, não!! Harry Potter é leitura obrigatória!!! Pode fazer o favor de ler, rsrs!
      Beijos

      Excluir
  5. Não sou fã de Harry Potter, por isso não tenho muita vontade de ler; mas pelo que você disse, parece ser indispensável pra quem gosta, certo?

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Para qualquer um que goste de Harry Potter é caso de necessidade ler esse livro!! Hehehe

      Excluir
  6. Para quem é fã de Harry Potter, qualquer pouquinho a mais do mundo criado por J.K. Rowling já é ótimo, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro!! E esse livro não é só uma pouquinho, é bastantinho! rsrs Para qualquer fã, é ótimo!

      Excluir
  7. Amo esse livro. É tão lindinho! A capa, diagramação, tudo.
    Sabia que já lançaram Animais Fantásticos e Onde Habitam e Quadribol Através dos Tempos? *O* Tenho o primeiro, falta o segundo.

    ;*
    Miriam, Booker Queen!

    ResponderExcluir