Menu

sábado, 3 de março de 2012

Diversão + conteúdo = Livros paradidáticos para quem quer aprender enquanto lê!

Livro é sempre livro. Uma viagem onde tudo é possível, é cultura, conhecimento. Apesar da polêmica envolvendo clássicos, YAs e tantos outros acredito que toda leitura independentemente do gênero, se é fantasia, para jovem ou mundialmente renomado, sempre tem muito a nos ensinar. Das mais simples á grandiosas lições. 


Ultimamente, como frisei no post anterior estou procurando focar na qualidade de minhas leituras, no sentido de ler, atenta, sem pressa, buscando absorver o quanto puder do livro, pois como já falei para mim nenhuma leitura é em vão ( diferentemente do que muitos "intelectuais" insistem em bater o pé e dizer...) E com isso, com essa nova proposta na cabeça ando querendo novos ares, ando procurando livros que realmente me divirtam e ensinem sobre determinado tema. Livros atuais ( ou não ) que poderiam ser facilmente inseridos na escola, ser paradidáticos e complementar o ensino das salas de aula, interessando os alunos e talvez levando-os a tomar o gosto pela leitura. Vamos conferir minhas dicas de livros que unem o melhor do entretenimento e aprendizado?

1) Fatos históricos -  culturas

Não sei vocês mas adoro um bom livro com um enredo antigo, marcado por fatos e épocas históricas, eles nos ensinam mais do que qualquer aula, vivemos a história realmente é bem diferente da passividade que os livros didáticos nos oferecem. Nunca me canso de viajar por livros que falam sobre 1ª e  2ª Guerra Mundial, como o nacional Apátrida, O anel de noivado, Memórias de uma gueixa, O menino do pijama listrado, também os que narram Revolução Russa; O palácio de Inverno, Sashenka, Zoya, além de livros que mergulhem em outras culturas como A cidade do sol, Princesa Sultana e outros que tratam de variados assuntos como é o caso de A resposta e O sol é para todos que trazem á tona o racismo. Eles unem o útil ao agradável, ensinam, divertem e dão ao leitor uma nova visão sobre o tema, a capacidade de vivenciá-lo. Corre e vai aprender história lendo!


2) Mitologia

Acha que mitologia é um pé no saco? Isso porque você não deve conhecer Rick Riordan! Quer aprender mitologia de forma inovadora, com literatura fantástica? Vá a livraria mais próxima e compre tudo do tio Rick! Nas série Percy Jackson e As crônicas kane as mitologias grega e egípcia estão mais vivas do que nunca e se misturam ao mundo atual, os deuses andam a solta por aí, tem filhos com mortais e esses heróis vão á escola, bebem coca cola ao mesmo tempo que enfrentam as mais loucas aventuras! De forma leve e descontraída o leitor aprende sobre duas das mitologias mais ricas do mundo e nem vê. Pode confiar, Rick é professor de mitologia, o cara realmente do que escreve. Fico pensando o quanto seria legal se eu tivesse de ler Percy Jackson ou Pirâmide Vermelha na escola, renderia discussões boas em sala de aula, todos se interessariam! Nem só de Rick se vive, Pegasus e o fogo do olimpo é outro livro recomendado á quem quer ficar craque em mitologia usando da literatura atual! Aproveite!


3) Distopia - atualidades


Sim, eu amo distopias, acho simplesmente fantástico. Pois elas abrem nossa mente e nos levam a pensar sobre o mundo de ontem, hoje e principalmente do futuro. Elas criticam seriamente a sociedade e vários de seus aspectos, totalitarismo, desigualdades, política, revoluções e etc. Livro distópico é pura atualidades mascaradas em enredos inteligentes, cheios de ação e personagens corajosos. Está aí um dos porquês de eu amar distopias, são leituras aparentemente despretensiosas que são na verdade mega ricas. Filosofia, sociologia, história, geografia tudo em um gênero só, que anda dominando mundo! Quer dicas de distópicos incríveis? Minha série queridinha Jogos Vorazes, O pacto, Delírio, Divergent, Feios, 1984, Revolução dos bichos entre outros!



4)  Clássicos


Nada de preconceito, pode ser que na escola você odiasse esses livros tão falados. Mas dê uma chance, mude seu ponto de vista, saiba que os clássicos não são tão aclamados a toa. Eles tem muito a oferecer, em geral são livros atemporais escritos á séculos atrás ( ou não) e de tão brilhantes continuam atuais. Uma ótima oportunidade de conhecer a fundo os costumes, o dia-a-dia, a mentalidade de outras épocas e entender um pouquinho mais sobre nossa vida, hoje. Além de aprofundar o conhecimento sobre vários períodos históricos. Dicas? E o vento levou,  que conta uma história de amor em plena Guerra Civil, Anna Karenina, o reflexo da preconceituosa sociedade russa antiga, Os miseráveis e sua aula sobre Revolução Francesa, Razão e Sensibilidade e os outros livros de Jane Austen que transbordam romantismo e feminismo além de títulos da renegada literatura nacional, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Capitães de areia... que dizem tanto sobre nosso povo. Pessoal, vamos mudar e encarar o novo, leia clássicos!


5) Jovens


A juventude nunca esteve tão em alta, aliás, esse é um tema que desde sempre desperta a curiosidade de estudiosos e da população em geral. Os jovens são o futuro...  Ainda mais agora com a questão do bullyng tão discutida o tema volta a tona. Nunca foi tão fácil de se encontrar livros sobre juventude, afinal, nos últimos anos aconteceu o que muitos consideravam impossível, os adolescentes começaram a ler, devido á fantasia, ao precursor Harry Potter e aos YA books ( Young Adults - Jovem Adultos ) livros que retratam o universo do jovem, aquilo que ele gosta e vive, atualmente o YA já é um dos mais importantes ramos da literatura e ele só tende a crescer. Quer entender e conhecer mais a juventude? Fácil, basta ir a livrarias e blogs para notar a variedade de opções. Mas três livros se destacam em meio á um mar de títulos, entre eles Antes que eu vá, 13 porquês, ambos lançam a reflexão sobre o bullyng, suas razões, consequências, sobre a juventude e o que se passa por sua cabeça,  sobre o que realmente importa na vida, o valor da família, amigos. Vale a pena conferir. Outro livro interessante é o clássico Apanhador no campo de Centeio, referência quando se fala em jovem. 


Comentem e dê suas opiniões! Que outros livros poderiam complementar o ensino escolar? Que outras leituras seguem essa fórmula? Opinem! Gostaram do post? 

11 comentários:

  1. amo as suas dicas de livros sempre voce gosta do mesmo tipo de livro que eu.E eu AMO danielle steel ojeito que ela escreve é magico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que temos o mesmo gosto literário, adoro quando isso acontece! Você ama DS? Sou totalmente apaixonada pela escrita dela também, mágica, charmosa, com personagens apaixonantes!!

      Você tem twitter? Facebook? Me passa, vamos trocar uma ideia sobre DS, livros, adorei sua presença aqui rsrs mais uma Steel maníaca!

      Excluir
    2. eu tenho Facebook:sean_espias@hotmail.com

      Excluir
  2. Oi Gi!
    Estou com você: pra mim, nenhuma leitura é em vão!
    Adorei a sua lista, vários títulos que tenho vontade de ler, além de outros que já li.
    Seria ótimo vê-los inseridos nas grades curriculares das escolas né?
    beijão florzinha!

    ResponderExcluir
  3. Oi de novo ....

    Realmente concordo com vc .. e digo tbm se muitos dos livros que são leitura obrigatoria fossem um pouco mais interessante com certeza muitas pessoas leriam mais .. Porem eu qnd tenho que ler um livro obrigada acabo nao conseguindo .. nao gosto de ser obrigada a fazer algo kkkkkkkk deve ser meu lado rebelde kkkk
    Vc recomenda o Diario de uma gueixa ?? Tinha vontade mas nao sei se eh interesaante
    hummmm os do Tio Rick meu namorado adoraaa .. ja eu nunca li ... gostei muito de Odisseia .. e huns mais antigos que encontrei por ai ..
    Ja os classicos, adoro Jose de Alencar simplesmente apaixonante super recomendo..e novamente adoraria ler razão e sensibilidade.
    Um livro que recomendo caso vc nao tenha lido .. eh o 2096 dias .. eh muito interessante .. te deixa com uma sensação ruim e boa que dura dias depois que vc termina de ler o livro ....

    Beijão floooor

    ResponderExcluir
  4. eu acho que os únicos livros que eu não sou chegada são os Clássicos,de resto adoro ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é porque sou estranha mesmo mas acho a maioria dos clássicos legais, geralmente eles tem histórias muito boas por trás da aparência de velharia... rs você devia tentar! Recomendo O morro dos ventos uivantes! Uma história de amor surpreendente! Leia!

      Excluir
  5. Concordo com seu ponto de que a escola podia adotar alguns livros para estimular o gosto pela literatura. Vou falar aqui alguns que li para a escola mas que valem muito a pena. Quando se trata de história nacional, que é um problemão para muitos estudantes, vale a pela conferir "Agosto" de Rubem Fonseca, um romance noir que nos aproxima muito de Getulio Vargas em seus últimos dias. A essência da primeira guerra mundial está toda em "Nada de novo no front", que foi inclusive proibido na Alemanha nazista. Tem muitos outros ainda que se quiser te passo, podem ajudar muito no entendimento das matérias em história principalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que aceito dicas sabrina, eu gosto do estilo, de livros relacionados a histórias mas quase não os leio! Vamos embora mudar isso! Acho que o primeiro passa para que os alunos em geral se interessem mais por leitura é apresentá-los de fato á leitura, um mundo infinito de possibilidades, que nos diverte e ensina... não velharias tediantes! Aí fica fácil de introduzir clássicos livros atuais... todos na vida dos jovens.

      Excluir
  6. Que ótimo post Geovanna! Concordo com cada pedacinho exceto que mesmo depois depois de ler Percy Jackson ainda acho mitologia um saco. kkkk
    Estou louca,louca,louca por os 13 porquês e O apanhador no campo de centeio! Sobre O pacto e delirium preciso nem comentar né?

    Beeeeijo!!

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  7. ESTOU LOUCA PRA LER OS 13 PORQUÊS, eu não encontrava disponível em lugar nenhum, nenhum site de compras, ai meu pai foi pra Fortaleza e tinha pra encomenda. Festa feita! Adorei o post, não sou muito amigo dos clássicos, mas desde da sétima série tenho vontade de ler Orgulho e Preconceito porque eu amo o filme, esse ano eu com certeza vou ler. E Senhor dos Anéis também. Adoro YA Contemporâneo, acho que o gênero que domina a minha wishlist no momento. Comprei diversos livros desse gênero esse ano.

    Parabéns
    Beijos
    Thaila
    http://onlycrazygirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)