Menu

domingo, 25 de março de 2012

Garota das Letras assistiu: Jogos Vorazes!

 

E enfim estreiou. Jogos Vorazes. Depois de meses de espera e ansiedade. Milhares de fãs dia 23 ( ou até mesmo antes disso, dia 22 ) puderam finalmente conferir sua amada série nas telonas. Para mim esse dia tão especial foi domingo, já acordei agitada e  minha cabeça não sabia pensar em nada além de Jogos Vorazes... Jogos Voraz... Jogos Vora... A viagem de pouco mais de uma hora até Barretos, onde assisti o filme pareceu eterna, tamanha minha ansiedade... a euforia aumentou quando cheguei até a bilheteria. Aí minha ficha caiu! Poucos minutos me separavam da garota em chamas... 

Como todos sabem, adaptações nunca são tão dignas como os livros, a obra original. Não é a mesma coisa. Aquela imersão no universo criado pelo autor, aquela intimidade que a gente toma com a história quando lê não é encontrada nos filmes. E eu senti isso em Jogos Vorazes. Algumas partes não tão essenciais foram cortadas, ou sofreram pequenas modificações  da mesma forma que houve acréscimos... como a central ultra moderna onde Senecra Crane e seus assistentes fazem tudo acontecer, controlam os jogos... genial, deu um " q " a mais ao filme, uma cara de reallity show!

Não liguem pra minha cara linda e a qualidade da foto! Sente só a alegria da menina!

Confesso que me irritei com o fato de que vários elementos importantes  foram abordados superficialmente. O filme durou duas horas e meia mas tive a impressão de que a intenção era apenas introduzir a história, os personagens. Falar resumidamente de forma que o telespectador captasse a mensagem. Assim foi com a amizade entre Gale e Katniss, a aliança entre Katniss e Rue, toda a história familiar de Katniss e até o romance e a estratégia de Katniss e Peeta! Uma das melhores coisas do livro é a novela envolvendo o amor desafortunado dos dois e simplesmente acho que não deram o espaço merecido á essa questão. Aliás, Josh foi razoável no papel do lover boy, aquele romantismo ardente que é sua marca não vi nele. Jennifer, sem dúvidas foi o destaque, muito boa atriz, porém acho que faltou um pouco mais da hostilidade da personagem. 

A meu ver, o grande desafio do diretor Gary Ross era conseguir trazer ás telas a magnitude da série de Suzanne Collins. E de certa forma ele conseguiu essa proeza., não nego! Mesmo com tudo que apontei,  alterações, cenas corridas e abordagens leves de um modo geral tudo foi bem adaptado, quem não leu os livros e só assistiu o filme captou a essência de Jogos Vorazes. No fim isso é que importa. A obra de Collins é inteligente e brilhante demais, compreendo a dificuldade em transportar para o cinema á altura. Temos que considerar que adaptação nunca são tão incríveis, como já disse.

A cena da entrevista, e Cinna, a arena nem de longe são tão impactantes como eu esperava, porém gostei muito de Effie e Haymitch, da descrição do cenário e da memorável caracterização do povo da Capital e dos distritos, exatamente como devia ser, como imaginei! Adorei as lutas e a ação do filme, um grande ponto positivo, assim como a concepção ainda mais forte de espetáculo que os Jogos tomam, cheia de glamour e euforia, com direito á até comentaristas!

De forma modesta e fiel  o esperado Jogos Vorazes consegue cumprir seu papel, apresenta muito bem ao mundo a amada história de Katniss Everdeen. Sim, possui falhas, pontos mal aproveitados mas o principal, a essência da série foi mantida, não me decepcionei, gostei bastante. A "alma" da história está ali, aquilo que conquistou o corações de milhares de  leitores, aquele tom especial que só Jogos Vorazes tem. Não é excelente, porém entra para o hall das melhores adaptações.

7 comentários:

  1. Concordo com você a essência da serie está lá e de um modo geral a adaptação esta ótima. Mas pra quem é fã e/ou leu os livros sentiu falta de muita coisa, principalmente no final achei a parte mais corrida de todas.
    só me arrependi de ter assistido dublado porque ficou um lixo. Vou ver de novo só que legendado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ah nossa, e eu não posso assistir o filme porque tem uma senhorita que até hoje não me emprestou o livro.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não fui assistir ao filme *snif, snif*, infelizmente, por isso não posso falar muito sobre ele.
    Mas espero ansiosa minha hora de ir ao cinema. Vou ficar atenta aos detalhes que você citou, Ge. ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gi, super concordo com você em vários pontos e discordo em alguns.
    Realmente muitos pontos foram abordados superficialmente, mas, ainda assim, o filme foi uma das melhores adaptações que já assisti, como você mesma colocou! Eu também senti falta de mais hostilidade na Katniss e também adorei a central de organização dos jogos! Achei os cenários perfeitos, foram exatamente como eu havia imaginado!
    Eu discordo sobre o Josh, eu o achei perfeito como Peeta, tanto na aparência quanto no jeito!
    Enfim, amei o filme e não vejo a hora de lançarem Em Chamas *.*
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito assiti Jogos Vorazes, mais ainda não tive oportunidade! Gostei da resenha...
    Super ansiosa! :)
    Beijos

    pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito do filme e apesar de terem cortado vários detalhes importantes que deixaram quem não leu perdido, foi uma boa adaptação. Eu AMEI o Peeta, mas amei de paiiiiiiiixão. Achei que ele ficou tãao pefeito, *-* que pena que não gostou tanto. Mas eu detestei as cenas de ação, achei aquele efeito com a câmera muito ruim. Que venhaa "Em Chamas"! Beijones <3


    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  7. Heeey Geo agora só resta se lamentar né??
    Senti muita superficialidade também, sério que foi 2h e meia de filme?? O.O Jurei que não tinha chegado a duas horas!
    Ah! Eu assiti dublado a segunda vez e me diverti horrores com a voz da Raven na Katniss e dos Gemeos Weasley no Seneca .

    beijooo

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)