Menu

domingo, 25 de março de 2012

Garota das Letras assistiu: Jogos Vorazes!

 

E enfim estreiou. Jogos Vorazes. Depois de meses de espera e ansiedade. Milhares de fãs dia 23 ( ou até mesmo antes disso, dia 22 ) puderam finalmente conferir sua amada série nas telonas. Para mim esse dia tão especial foi domingo, já acordei agitada e  minha cabeça não sabia pensar em nada além de Jogos Vorazes... Jogos Voraz... Jogos Vora... A viagem de pouco mais de uma hora até Barretos, onde assisti o filme pareceu eterna, tamanha minha ansiedade... a euforia aumentou quando cheguei até a bilheteria. Aí minha ficha caiu! Poucos minutos me separavam da garota em chamas... 

Como todos sabem, adaptações nunca são tão dignas como os livros, a obra original. Não é a mesma coisa. Aquela imersão no universo criado pelo autor, aquela intimidade que a gente toma com a história quando lê não é encontrada nos filmes. E eu senti isso em Jogos Vorazes. Algumas partes não tão essenciais foram cortadas, ou sofreram pequenas modificações  da mesma forma que houve acréscimos... como a central ultra moderna onde Senecra Crane e seus assistentes fazem tudo acontecer, controlam os jogos... genial, deu um " q " a mais ao filme, uma cara de reallity show!

Não liguem pra minha cara linda e a qualidade da foto! Sente só a alegria da menina!

Confesso que me irritei com o fato de que vários elementos importantes  foram abordados superficialmente. O filme durou duas horas e meia mas tive a impressão de que a intenção era apenas introduzir a história, os personagens. Falar resumidamente de forma que o telespectador captasse a mensagem. Assim foi com a amizade entre Gale e Katniss, a aliança entre Katniss e Rue, toda a história familiar de Katniss e até o romance e a estratégia de Katniss e Peeta! Uma das melhores coisas do livro é a novela envolvendo o amor desafortunado dos dois e simplesmente acho que não deram o espaço merecido á essa questão. Aliás, Josh foi razoável no papel do lover boy, aquele romantismo ardente que é sua marca não vi nele. Jennifer, sem dúvidas foi o destaque, muito boa atriz, porém acho que faltou um pouco mais da hostilidade da personagem. 

A meu ver, o grande desafio do diretor Gary Ross era conseguir trazer ás telas a magnitude da série de Suzanne Collins. E de certa forma ele conseguiu essa proeza., não nego! Mesmo com tudo que apontei,  alterações, cenas corridas e abordagens leves de um modo geral tudo foi bem adaptado, quem não leu os livros e só assistiu o filme captou a essência de Jogos Vorazes. No fim isso é que importa. A obra de Collins é inteligente e brilhante demais, compreendo a dificuldade em transportar para o cinema á altura. Temos que considerar que adaptação nunca são tão incríveis, como já disse.

A cena da entrevista, e Cinna, a arena nem de longe são tão impactantes como eu esperava, porém gostei muito de Effie e Haymitch, da descrição do cenário e da memorável caracterização do povo da Capital e dos distritos, exatamente como devia ser, como imaginei! Adorei as lutas e a ação do filme, um grande ponto positivo, assim como a concepção ainda mais forte de espetáculo que os Jogos tomam, cheia de glamour e euforia, com direito á até comentaristas!

De forma modesta e fiel  o esperado Jogos Vorazes consegue cumprir seu papel, apresenta muito bem ao mundo a amada história de Katniss Everdeen. Sim, possui falhas, pontos mal aproveitados mas o principal, a essência da série foi mantida, não me decepcionei, gostei bastante. A "alma" da história está ali, aquilo que conquistou o corações de milhares de  leitores, aquele tom especial que só Jogos Vorazes tem. Não é excelente, porém entra para o hall das melhores adaptações.

7 comentários:

  1. Concordo com você a essência da serie está lá e de um modo geral a adaptação esta ótima. Mas pra quem é fã e/ou leu os livros sentiu falta de muita coisa, principalmente no final achei a parte mais corrida de todas.
    só me arrependi de ter assistido dublado porque ficou um lixo. Vou ver de novo só que legendado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ah nossa, e eu não posso assistir o filme porque tem uma senhorita que até hoje não me emprestou o livro.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não fui assistir ao filme *snif, snif*, infelizmente, por isso não posso falar muito sobre ele.
    Mas espero ansiosa minha hora de ir ao cinema. Vou ficar atenta aos detalhes que você citou, Ge. ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gi, super concordo com você em vários pontos e discordo em alguns.
    Realmente muitos pontos foram abordados superficialmente, mas, ainda assim, o filme foi uma das melhores adaptações que já assisti, como você mesma colocou! Eu também senti falta de mais hostilidade na Katniss e também adorei a central de organização dos jogos! Achei os cenários perfeitos, foram exatamente como eu havia imaginado!
    Eu discordo sobre o Josh, eu o achei perfeito como Peeta, tanto na aparência quanto no jeito!
    Enfim, amei o filme e não vejo a hora de lançarem Em Chamas *.*
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito assiti Jogos Vorazes, mais ainda não tive oportunidade! Gostei da resenha...
    Super ansiosa! :)
    Beijos

    pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito do filme e apesar de terem cortado vários detalhes importantes que deixaram quem não leu perdido, foi uma boa adaptação. Eu AMEI o Peeta, mas amei de paiiiiiiiixão. Achei que ele ficou tãao pefeito, *-* que pena que não gostou tanto. Mas eu detestei as cenas de ação, achei aquele efeito com a câmera muito ruim. Que venhaa "Em Chamas"! Beijones <3


    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  7. Heeey Geo agora só resta se lamentar né??
    Senti muita superficialidade também, sério que foi 2h e meia de filme?? O.O Jurei que não tinha chegado a duas horas!
    Ah! Eu assiti dublado a segunda vez e me diverti horrores com a voz da Raven na Katniss e dos Gemeos Weasley no Seneca .

    beijooo

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir