Menu

sexta-feira, 2 de março de 2012

Cantinho da Dani: Resenha - Os Elefantes Não Esquecem


Título: Os Elefantes Não Esquecem
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Número de páginas: 175
Ano: 1972
Onde comprar: Saraiva
Classificação: (4/5)

Sinopse: Hercule Poirot parou no alto do penhasco. Neste cenário, uma mulher sofrera uma trágico acidente, anos atrás. Algum tempo depois, mais uma tragédia: dois outros corpos foram descobertos - marido e mulher - mortos a tiros. Mas quem matou? Teria sido um pacto suicida? Um crime passional? Ou um assassinato a sangue-frio? Poirot embrenha-se no passado e descobre que ´antigos pecados deixam marcas profundas.


  É com enorme vergonha que confesso: foi a primeira vez que li Agatha Christie!
 Vocês devem estar se perguntando: como assim? Qualquer bom leitor, ou melhor, qualquer leitor razoável já leu Agatha! É impossível que haja uma pessoa que nunca tenha lido!
  Entretanto sempre há um louco que contraria as regras! (Je)

  Mas agora entendi o porquê de Agatha Christie ser tão famosa e todos gostarem tanto dela. Seus livros são leves, fáceis de ler, ao mesmo tempo que a história inteligentemente elaborada e desafia o leitor a resolver um mistério aparentemente sem solução. E isso dá uma vontade de quero mais, quero ver se consigo ser mais esperta, não é assim?

  Em Os Elefantes Não Esquecem, o grande detetive Poirot é procurado pela Sra. Oliver para solucionar um curioso caso. Sra. Oliver é um grande escritora de romances policiais que foi procurada pela Sra. Burton-Cox querendo saber sobre a estranha morte dos pais de uma afilhada sua, Celia Ravenscroft, que ocorreu há mais de dez anos atrás. A morte ocorreu na casa do casal, sendo que eles foram encontrados mortos junto com a arma do crime. A Sra. Burton-Cox gostaria de saber se fora o pai que matou a mãe e se suicidou, se foi o inverso ou ainda se fora um pacto de morte.

  O título do livro é devido ao fato que Sra. Oliver sai em busca da verdade entrevistando velhos amigos, contando que ainda se lembravam do caso. No final ela entende que cada um só lembra aquilo que quer lembrar e da forma que quer lembrar. Mesmo assim Poirot aproveita a memória de alguns “elefantes” para elucidar o caso.

  A Sra. Oliver faz-me pensar que nela Agatha colocou um pouco de si, já que é uma grande escritora de romances policiais, às vezes confundida com o próprio Poirot pelos fãs a fim de solucionar mistérios, que não gosta de reuniões e de aparecer em público... parecia que ela estava falando dela mesma.

  Os ingleses são sempre muito frios, acho isso impressionante e engraçado. Totalmente o contrário de nós brasileiros, não é? Nada os abala, nenhum sofrimento os derruba, não se importam de ficar longe das pessoas, não se emocionam e não padecem diante da morte de um ente querido. Também é com tanta facilidade que as personagens de Agatha matam. Impressionante. É fácil demais dar um tiro e até mesmo se suicidar.

  Poirot muito sagaz e muito observador, um mestre do raciocínio. Em Os Elefantes Não Esquecem consegui deduzir a verdadeira história, não com riqueza de detalhes como é colocado no final, mas consegui acompanhar o raciocínio.  E só por isso fiquei me achando o máximo, hahahaha. Acabei lendo outros livros dela essa semana mas não obtive em todas o mesmo sucesso, como, por exemplo, em O Assassinato no Beco. Neste outro livro há realmente uma linha de raciocínio muito difícil de acompanhar, pelo menos eu achei. Mas o pior de tudo é que todos os indícios foram dados, estava tudo contado no decorrer do texto, mas não consegui unir os fatos para formar uma conclusão. Agatha muito esperta.

  E você? O que acha de Agatha? Já leu seus livros ou ainda faz parte da minoria que não a leu (irruuul, já passei dessa fase!!!)? Consegue desvendar seus enigmas? Deixe aí seu comentário!

Dani Côrtes

12 comentários:

  1. Oi Dani!
    Não se envergonhe!! Apesar de eu ter lido meu primeiro da Ágatha há muitos anos, acho que só li uns 4 ou 5 dela até hoje!
    Acho que você falou tudo: ao mesmo tempo que a narrativa é simples, as histórias são complexas, desafiam nosso raciocínio e nos deixam com gostinho de quero mais!
    Me orgulhei de mim mesma em Cai O Pano! Pra mim, é o melhor dela (é o último caso do Poirot) e eu desvendei, em partes, a trama ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar muito bem mesmo de Cai O Piano, vou ler e tentar descobrir a solução também hahaha! Acho super quando consigo desvendar o final!!

      Excluir
  2. Ah, antes tarde do que nunca! ;D Gosto muito da Agatha, mas só costumo ler os romances que têm Hercule Poirot. Tem outros que quem investiga é a Miss Maple.

    Acho a autora um gênio por ter conseguido escrever tantos livros, e com qualidade! Quando vi a lista de obras dela, meu queixo caiu: são muuuuitos!

    Beijos,
    Miriam.
    bookerqueen.blogspot.com (Segue meu blog? Seguindo o seu!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Agatha foi uma grande escritora, com mais de oitenta livros publicados! É livro demais, é imaginação demais!
      Com certeza Poirot é o mais querido entre todos, mas quero conhecer também o "trabalho" de Miss Maple!
      Já estou seguindo seu blog, beijos!

      Excluir
  3. Adoro os livros da Agatha mas nunca consigo acertar as charadas!

    ResponderExcluir
  4. Também nunca li Agatha Christie,sim tenho vergonha de admitir isso,mas espero ler em breve um livro dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está quase que nem eu então, mas vale a pena ler o livro dela! Garanto!

      Excluir
  5. Que vergonha, ainda faço parte da minoria! kkkkk
    Gostei da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pollyanna! Vem para a turma de cá, os livros delas são mesmo gostosos de ler, pode acreditar!!

      Excluir
  6. Ola .... sou nova por aqui ..


    E Adorooo Agatha, principalmente os livros com o Hercule e a Miss Maple ... e claro sem o capitão Hastings nada seria neh . kkkkkk

    mas nunca consigo desvendar um caso kk e eh sempre tão obvio kkkk

    Teve ate uma vez que fechei o livro sem querer e procurando a pagina acabei lendo o seguinte trecho kkk " o assassino eh ..." foi terrivel terminei de ler mas ja tinha raiva do assassino kkkkk

    Recomendo tipo assim muito muito Assassinato no expresso do Oriente e O caso do Hotel Beltran os dois com desfechos otimos ..

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, obrigada pela visita, pelas dicas e pelo comentário!
      Gostei muito de ler a história de Poirot, quero agora conhecer a Miss Maple!
      Nossa saber o final é mesmo horrível, nem me fale!
      Beijos

      Excluir
  7. Vc começou logo por um dos mais fracos, mas isso é bom. Se gostou desse, quer dizer q vai se apaixonar pelos arrebatadores dela.

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)