Menu

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cantinho da Dani: Resenha - O Hobbit

Título: O Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: WMF
Número de páginas: 328
Ano: 1937
Onde comprar: Submarino/ Saraiva
Classificação: (4/5)

Sinopse: Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável, é levado para uma expedição por Gandalf e um grupo de anões. (Skoob)


  Nunca me interessei em ler Tolkien, o famoso Senhor dos Anéis nunca me chamou a atenção, lembro que quando estava bem estourado eu preferia muito mais Harry Potter. Entretanto desde a última semana o meu querido amigo João Vitor torrou toda a minha pouca paciência insistindo para que eu lesse algo do Tolkien. Acabei cedendo e por sua indicação li O Hobbit.

  Realmente estava enganada quanto a Tolkien, ele é mesmo um grande escritor e seu livro é mesmo muito bom. A sua leitura é gostosa, envolvente, bem descrita e assim fica fácil estar no meio da floresta em fila atrás dos anões. Em alguns momentos a narrativa chega a ser um pouco cansativa, porém nada que desmereça o livro, pois logo acontece algo que chama a atenção de modo que é difícil até parar para ver quem está chamando no msn rsrs!

  Tolkien criou um segundo mundo fictício cheio de criaturas estranhas e mistérios. O Hobbit é o primeiro livro que ele escreveu contando as histórias desse mundo, é um antecessor do Senhor dos Anéis.

  O livro narra a história de Bilbo Bolseiro, que é tio do Frodo do Senhor dos Anéis, um hobbit, uma criatura menor que um anão e que, após a visita do mago Gandalf e de treze anões, parte para uma aventura em busca de um tesouro que está guardado por um dragão.

  Durante a viagem até a montanha onde o dragão guarda o tesouro, os pequenos anões e o hobbit tiveram que enfrentar vários obstáculos e perigos. Quando eu pensava que os coitadinhos já estavam sofrendo muito acontecia algo bem pior. Porém sempre contava com a sorte, a inteligência e a esperteza para sair das maiores enrascadas com desfeches que sempre me surpreendiam. Uma ficção muito bem criada e detalhada.

  O livro será dividido em duas partes para uma adaptação cinematográfica, a primeira parte está prevista para sair ainda nesse ano, em dezembro. Agora pretendo ler O Senhor dos Anéis, continuar a saga de Tolkien.

5 comentários:

  1. Também nunca me enteresei saga de Tolkien,não conseguir nem ver o filme O Senhor dos Anéis sei lá muito longo e nunca foi um tema que me chama-se atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quando eu assisti o primeiro filme eu achei tão chato, inclusive dormi durante o filme, coisa que não costumo fazer hahah. Mas agora que li O Hobbit eu me interessei pela saga, é bem legal e envolvente.

      Excluir
  2. Dani, O Hobbit foi o primeiro livro lançado pelo Tolkien que conta histórias da Terra-Média, mas não é o primeiro em ordem cronológica da mitologia. Em O Silmarillion, você encontra histórias da criação do mundo até o final da Segunda Era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente havia um erro quanto a esse detalhe na resenha que já foi corrigido!

      Excluir
  3. Nossa, legal '-'
    Deu vontade de ler aushauhsua' *-*

    ResponderExcluir