Menu

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Top: Crianças da ficção

O dia das crianças foi exatamente a um semana atrás, e devem ter percebido, não falei nadica de nada sobre. Vamos tirar o atraso?  Vamos deixar que eles façam arte aqui no Garota! Lá vai uma listinha ( sim, sou a rainha das listas) com meus chuchuzinhos, minhas crianças literárias preferidas... veja se você se identifica!!


      Top: Crianças da ficção (segundo a Gegê aqui!)



Liesel e Rudy - A menina que roubava livros: Uma guerra, e uma amizade mais forte que ela. Duas crianças. Fome. Dor. Medo. Um menino, o maior companheiro, de todas as horas, e uma menina, a pequena ladrã amante das palavras, do poder que elas tem de lhe levar para longe do monstro cruel, chamado mundo. Liesel e Rudy, Rudy e Liesel. Para sempre a duplinha deliquente que emocionou o mundo, e a mim também. O garoto dos infinitos "Que tal um beijo Sauker?" que conquistou um torcida enorme por um "Sim". A menina que sobreviveu, e lutou bravamente por isso, que encantou até aquela que devia ser sua pior inimiga: a morte.

Amir e Hassan - Caçador de pipas: Hassan, Hassan, Hassan... Um dos persongans que mais mexeram comigo.Ele,sua eterna bondade e devotamento á Amir, a criança que mais odiei. Opostos, um é o garoto pobre de lábios leporinos, apaixonado por pipas, que adorava, literalmente, o amigo: orgulhoso, egoísta, medroso. Esses moleques marcaram minha vida,tanto para o bem, quanto para o mal. Sorri, chorei (muito) com/por eles. Ainda consigo ouvir o "Por você faria isso mil vezes..." de Hassan, que é a personificação da inocência, assim como os atos de Amir estão bem vivos em minha memória. Mas sabe, ele merece redenção, prefiro dizer que está aqui pela criança que cresceu e tentou conssertar seus erros e Hassan por ser tudo o que é, aquele que amou seu amigo mais do que a ele mesmo!

Rue - Jogos Vorazes: Uma das mais jovem tributos que já pisaram na arena. Pequena, mas nem por isso insignificante, como ela mesma diz. A garotinha do assobio, que descobriu desde cedo a dureza da vida. O pequeno pássaro que consegue amolecer o coração de pedra de Katniss. Uma das minhas personagens preferidas de Jogos Vorazes, por sua fortaleza, pelo sofrimento estampado em seus olhos, por significar tanto... Rue, Rue, Rue, como te esquecer?

Os 33 alunos - Professora Maluquinha: Esse livro marcou minha infância, assim como a professora louquinha, que incentivava a leitura, a alegria, que ensinou a maior lição: ser feliz, a seus trinta e quatro alunos, contando comigo, apaixonados por ela, a artista de cinema, a fada madrinha que nos ensinou a sonhar, a ser livres, aquela que sempre estará no lado esquerdo do peito. Crianças essas as vezes sem nome, marotas, arteiras, puras, meus amiguinhos, que descobriram o quanto a infância pode ser deliciosa junto a mim. Foi desenhando seus rostinhos incansavelmente que aprendi a desenhar, serei eternamente grata a elas, Ana Maria, Athos, Artemis e tantos outros, por ter feito do meu tempo de criança, o melhor de todos. Hoje, mesmo depois 8 anos de releituras do meu primeiro livro favorito a professora maluquinha e seus alunos ainda me fascinam e sei que terei 80 anos e ainda vou amá-los, como ontem, agora.

Irmãos Baudelaire - Desventuras em série: Ricos, inteligentíssimos, sofridos, orfãos. Klaus, o bookaholic, Violet, a inventora, Sunny, a que só morde. Os irmãos mais azarentos da história, mal amados, perseguidos eternamente por um psicopata. As crianças que aprenderam na marra que há duas opções: se virar sozinhas ou, se virar sozinhas. E o que mais me encanta: a capacidade de sempre acreditar em um amanhã, os recomeços constantes e a força que cada um busca um nos outros, e o fato de serem tão santos, porque na segunda gracinha do Olaf eu rodava a baiana! Meus queridinhos, que me levaram a ler 7 livros e ainda vou ler mais 6, só por causa deles. Como amo! 

Não vou incluir na lista mas vale citá-los! Agradeço a Pollyanna, Menino Maluquinho, Pequeno Príncipe, Sofia (O mundo de Sofia) Pedrinho, Narizinho, Emília, Dorothy (O mágico de Oz), Alice (Alice no país das maravilhas), Oliver e David ( Livros de Charles Dickens) Riley, Sammy, Renesme, Jamie Kelly (Querido Diário Otário) Cotoco, Greg Heffley (Diário de um banana) Harry, Ronny, Hermione, Percy, Annabeth e Grover e tantos outros, por trazerem  a literatura, doçura, inocência (ou não) leveza, criancisse, coisas que só as crianças possuem... Valeu!

9 comentários:

  1. Liesel e Rudy de amenina que roubava livros foi umas das amizades mais bonitas que já li,chorrei horrores nunca pensai que ficaria tão apegada a eles.

    ResponderExcluir
  2. Cara, até hoje eu ainda não li "A menina que roubava livros" e o "Caçador de pipas" ..nem acredito, que vergonha :/ haha' mas, um dia eu vou ler ...

    Se puder, segue meu blog?
    http://temainconstante.blogspot.com/
    beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Ahhh! Eu adoro os irmãos Baudelaire! Mas só li um ou dois livros da série e não sei o que aconteceu a eles...=/ Espero que o final tenha sido feliz, mas não me conte! Quero ler para saber! hehehe!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Jayane, você já leu o menino do pijama listrado?

    Esse sim me fez chorar...

    ResponderExcluir
  5. Os irmãos Baudelaire são um arraso! Eu adoro eles! Adoro mesmo!
    Eu também não li "A menina que roubava livros" nem "O caçador de pipas", mas espero ler o primeiro...

    Beijos, até mais.
    Débora

    enfimdeasasabertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Owhn, que post lindo, Gi!
    A Rue *.*
    Realmente, como esquecê-la!
    Aliás, não só ela, como também Liesel e Rudy, Pollyana, as crianças do sítio, meu trio querido, amado e idolatrado de HP...São tantas!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Ai crianças...a melhor parte da raça humana

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post Geo, ^^
    AMO o Liesel e o Rudy, casal lindíssimo, fofo, perfeito, só de lembrar lágrimas me sobem aos olhos - é, eu sou mole assim!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi, voltei para te perguntar uma coisa!

    O seu blog está aberto à parcerias? É que meu blog é novinho e eu queria dar uma força para ele...rs

    De qualquer forma já anexei seu banner à minha página!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)