Menu

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Resenha: Três metros acima do céu

Autor: Federico Moccia
Ano: 1990 - 2005
Editora: Presença - Rocco
Classificação: (5/5) <3

Sinopse: A paixão do mais improvável dos casais, Babi, uma patricinha de Roma, e Step, um motoqueiro bad boy, é a trama de Três Metros Acima do Céu , um romance que conquistou a juventude italiana, a ponto de, durante anos, circular em cópias xerocadas entre os leitores.Para viver o primeiro amor com toda sua intensidade, os protagonistas tentam se modificar, enquanto enfrentam a oposição da família da menina, o estranhamento dos amigos, as dificuldades de acertar o próprio relacionamento e de amadurecer. Babi, a excelente aluna de boa família, assusta os pais ao deixar de obedecer cegamente às convenções que até então regulavam sua existência, enquanto Step se surpreende ao perceber que o amor vai obrigá-lo a abandonar velhos hábitos e tratar com respeito a namorada que se prepara para seguir uma carreira universitária, algo muito distante do que o destino reservou para o jovem delinqüente. Entre pegas de moto, festas que varam noites, tatuagens, brigas homéricas, provas desesperadas de afeto e uma tragédia que mudará para sempre suas vidas, Step e Babi vivem uma incrível história de amor, cheia de reviravoltas e sentimentos à flor da pele, aquele tipo de paixão que só pode ser vivida quando se tem dezessete anos e acredita-se que tudo ainda é possível.


                                                         
                                                             Você mudaria por amor?

É essa a pergunta chave do livro. Que está nas entrelinhas,não é proferida hora alguma mas identificável nesse romance proibido moderno, o de Step e Babi. Ele é parte da turma mais delinquente de Roma. Step e os amigos adoram promover raxas de motos, entrar em festas sem serem convidados,sair de restaurantes sem pagar a conta, cometer pequenos delitos. Causando confusão por onde passam, são famosos pelas inúmeras brigas em que já se meteram e  fazem questão de exibir isso como um troféu, assim como o número de corações femininos que partiram ao meio... Já ela é de uma das famílias mais influentes da cidade. Rica, bonita, bem educada, estudava no melhor colégio, possuía as maiores notas da turma, tudo parecia certo em sua vida fácil e privilegiada. Mas um dia o improvável acontece.Eles se conhecem sob circunstâncias estranhas,no trânsito,seus caminhos se encontram e daí surge pouco a pouco um amor que desafia pais, amigos, classes sociais e acima de tudo o próprio casal que tem que vencer as diferenças e os preconceitos da parte de cada um a fim de viver seu romance, o primeiro amor. 

Eles são sol e lua. Ela é a personificação da garota perfeitinha e ele ironicamente, do garoto errado, bad boy. Mas juntos são incríveis. Step é a dose de loucura que faltava na serena vida de Babi e ela são os freios que faltavam na moto de dele. Ambos de certa forma são ótimos personagens. (Me apeguei nos dois, principalmente nele,o típico carinha que é o que é pois já sofreu muito e dá vontade de ir consolar!) O que mais cativa é a coragem que o casal tem de mudar valores e comportamentos um pelo outro,os mundos  colidindo e as consequências desse ato. Clichê? Não, tudo é único de tão bem escrito.

Me lembro quando no fim de 2010 fiz o meu top leituras do ano e lá no topo da lista estava Três metros acima do céu cheio de coraçõezinhos em volta, não me cansava de desenhar mais e mais deles, enquanto repetia: "Amei, amei, amei!"  Nunca tinha lido nada parecido, foi um tiro no escuro essa leitura, confesso. O medo de me decepcionar era imenso mas valeu cada segundo gasto. Com uma mistura de romance, bons personagens,  adolescência, emoção e drama, Três metros acima do céu me fascinou! O livro foi um dos poucos YAs que me envolveram de fato. (Desculpem a sinceridade.) Estória para mim tem de ser original em algum ponto,sou categórica a respeito e uma das coisas que mais me chamaram a atenção em 3MADC foi sua originalidade. O cenário é Roma, uma das capitais mais românticas do mundo cercada de lugares históricos,"Vespas", massas, Pollos, Pallinas, Stephanios...Essa personalidade  própria é deliciosa. Geralmente romances adolescentes são bem clichês, americanos, high school, onde sempre há a garota popular, a tímida que só sofre, o cara sonho de consumo... e 3MADC é uma estória italiana com a cara da Itália, com uma juventude "real", rebelde, impulsiva, que se apaixona perdidamente, cercada de dúvidas e dramas. Enfim, jovens com quem é fácil se identificar.

A narrativa bem descritiva e o turbilhão de nomes podem chatear mas não é um ponto negativo, as descrição são o que dão realidade á leitura e os nomes em excesso são consequências, já que Step e Babi sempre andam com muita gente! Acreditem! Além disso o autor não nos brinda somente com um romance conflituoso (e lindo) mas também com  personagens complexos,histórias paralelas interessantes, cenas maravilhosas e com uma juventude sedenta por amor, por suas próprias escolhas. 


                         " Eu e você, três metros acima do céu... " 



O final pode não agradar a todos porém casa totalmente com a estória e foi o que me deixou louca da Silva pra ler a continuação, Sou louco por você ( ironia hein?). Que os correios acabem logo com seu chilique para que eu possa comprar essa belezinha! 3MADC, assim como muitas outras obras do autor, ganhou filme. Deixo aqui um vídeo feito com cenas da versão cinematográfica do livro e espero realmente que vocês possam ter a oportunidade de ler esse romance encantador, lindo, maravilhoso, emocionante... Não é famoso mas merece crédito, Perfeita Química da Underworld é semelhante e tem muita gente lendo, então, porque não dar uma chance a Três metros acima do céu também?

                                 

Fica a dica: quem quiser conferir, se digitar Tre metri sopra il cielo no youtube vai encontrar vários trechos do filme! Dá para o gasto!!


                                                                       

11 comentários:

  1. Geovanna! Adorei a sua resenha, confesso que fiquei com muita vontade de ler o livro :D

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha, mas não ache q os Correios estão com chilique... quando vc for adulta e trabalhar verá o quanto é dificil sobreviver nesse país com um salário de fome e a greve é a unica solução para esse problema... todo mundo quer receber seus livros, mas precisamos respeitar os problemas dos outros...
    desculpe ter falado tudo isso, admiro seu blog, mas as vezes não consigo ficar quieta...

    ResponderExcluir
  3. Geovanna, acredita que eu comprei sou louco por você há uma semana e não sabia que era continuação de outro livro!? Eu tinha adorado a sinopse, mas vo ter que esperar conseguir 3 Metros acima do céu pra ler primeiro! Ahhhh, eu querooo!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma super fã de Federico Moccia e este é o único livro publicado aqui no Brasil que eu ainda não li, até a continuação (Sou Louco por você), preciso ler "Três metros acima do céu" urgente!

    Balaio de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Gi!
    Quando você se empolga tanto com um YA eu sei que preciso lê-lo loucamente!
    Eu adoro esse estilo de casal, a mocinha e o bad boy!
    A história parece ser linda e quero muito mesmo ler!
    Não sabia que "Química Perfeita" era semelhante!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Sou louca para ler os livros do Federico, ainda mais quando leio resenhas como a sua.

    Comprei tantos livros que agora vai demorar um pouquinho.

    Infelizmente... =/

    Beijos!

    Mari | http://brincandocomlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Geovanna,

    eu estava atrás de algumas resenhas para ver se eu pescava algumas coisas das outras pessoas que eu tivesse esquecido para colocar na minha tbm.

    Eu costumo dizer que a minha relação com o MOccia é de amor e ódio, e nesse livro eu tenho essa confirmação. E no entanto, eu nao consigo dizer que eu nao me apaixonei por 3MAC. É incrivel.

    E posso te falr? Fiquei surpresa que uma garota de 14 anos se expresse tao bem quanto vc. Quando terminei o livro, exasperada, procurei por uma resenha que descrevesse exatamente tudo o que estava sentindo. Nao encontrei na época, mas posso garantir que a sua neste exato momento conseguiu suprir a minha necessidade.

    Parabens,

    Beijokas da Rapha do @equalizeleitura

    ResponderExcluir
  8. Tem outro filme Três Metros Sobre o Céu Com Mario Casas e Maria Valverde,eu amei e agora quero ler o livro mais não sei onde comprar aqui em Cascavel(PR)...Mais assiste esse outro filme ele é melhor muito lindo...

    ResponderExcluir
  9. AMEI TIVE Q POSTAR SUA RESENHA NO FACE TUDO DE BOM LOGO LOGO VOU LER O LIVRO

    ResponderExcluir
  10. Meus parabéns. Gostei do seu blog, continue assim!

    Se possível, assista os filmes espanhóis que são melhores que os italianos.
    Procure no google e baixe hehe

    Beijos

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)