Menu

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Profissões literárias...

E a Bienal está rolando na cidade maravilhosa! Estou acompanhando pela net ( tristemente em MG enquanto resto do mundo curte no Rio...) e não pude deixar de notar a mobilização que o evento está gerando. Editoras, autores nacionais e internacionais, redes de TV, blogs, leitores, livrarias, escolas, tudo  ligado a literatura, educação e cultura se uniu pra fazer essa feira linda! Centenas de profissionais que juntos fazem a Bienal acontecer! O pessoal dos stands, do transporte, da alimentação, da mídia, da limpeza...Já estava inspirada, foi quando lembrei de uns posts no Literalmente Falando sobre Produção Editorial e então veio a ideia! Porque não falar sobre as profissões literárias? Muita gente vai prestar vestibular esse ano e ainda anda em dúvida sobre o que fazer, então que tal sugestões? Já pensou nas áreas literárias de trabalho? 

Comunicação Social: Produção Editorial

Produção Editorial é um ramo da Comunicação Social que engloba os processos de edição e publicação de vários produtos, como revistas, catálogos, folhetos, livros entre outros. E levando para a área de livros, a profissão é rica em possibilidades. Abrangendo desde trabalhos artísticos até marketing! Duvida? Pois bem, esse profissional é responsável   por freelas: leitura de originais e escolhas para publicação, é encarregado  do gerenciamento de impressão, como a escolha do papel, tinta que o livro será impresso, tem de levantar custos, acompanhar o produto na gráfica, cuidar de revisões, e também da parte mais deliciosa em minha opinião: a arte. É ele que faz as diagramações, que organiza textos, define tamanho e tipo de fonte, que corre atrás de ilustrações e imagens em geral! Já pensou que luxo trabalhar no desing de um livro? Ser capista? Fazer contra capa, orelha, aplicar detalhes? Já pensou? Poder soltar a imaginação e fazer aquela capa divina? Sonho, sonho! E o habilitado em Produção Editorial mil e uma utilidades ainda pode mexer com Marketing e Publicidade, elaborando produtos, estratégias de lançamento e eventos, acompanhando tendências, fazendo previsões e etc...
É na PE que toda a mágica acontece! Perceberam? É pelo seu profissional que o original entra e sai lançado! Pra quem ama ler e anda sem saber o que fazer da vida, essa profissão pode ser a saída! E onde estudar? 6 estados oferecem o curso, vou deixar o link logo ali embaixo (só clicar) e quem se interessar o Guia do Estudante explica direitinho sobre PE (clica coisa linda!)

                   Universidade Anhembi Morumbi 
                   Faculdade Anhanguera São Caetano
                   Faculdades Rio Branco

 Bahia: Faculdade Hélio Rocha        
 Minas Gerais: Uni - BH


Letras: Tradução e Revisão

Você pensa que Letras é sinônimo de sala de aula? Errou! A profissão pode significar no universo das editoras e livros, a tradução e as revisões.Muita gente ama línguas, ama inglês, português... mas desanima com a ideia de ser professor, o que todos sabemos, no nosso país não dá futuro... mas, há uma luz no fim do túnel! Quem já tem experiência com outros idiomas e conhece muito bem sua língua mãe pode tentar a faculdade de Letras e depois migrar para a tradução, lendo livros em primeira mão e passando para o português ou para outra língua, fazendo versões nacionais e internacionais de obras. Sempre achei mágico o papel do tradutor, que interpreta as palavras do autor e "recria" a estória, acaba se tornando um co-autor. Imagino o orgulho de ver seu nome nas primeiras páginas como o tradutor, o responsável, O cara! Ou se preferir, nesse ramo há espaço para revisores, para lidar com preparação de originais, verificando concordância, possíveis ambiguidades, coerência, ortografia, todas essas coisinhas buscando aprimorar o trabalho do autor! Ta aí duas grandes responsas! Pois livro mal traduzido e com vários erros horripilantes mancham a imagem da editora e pode acabar avacalhado nas livrarias! E há outras profissões como o Jornalismo e o Desing que podem atuar  setores de uma editora.


Gente, não sei vocês mas  fiquei com uma vontade de estudar loucamente, rezar pra Nossa Senhora dos Vestibulares e fugir para SP ou BH me aventurar pela USP ou UBI ( atá Geovanna, vai sonhando...)  estudando Produção Editorial, ôô sonho de profissão!! Falei demais, agora é vez de vocês! Opinem, comentem, deem opinião!!!



7 comentários:

  1. Ai que profissões divas!
    Se eu estivesse em momento de escolha de curso pro vestibular, certamente estaria em dúvida do que prestar!
    Amei o post, Gi, arrasou!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. UAL! Era o que eu precisava! hahaha
    Ótimo post!
    Me ajudou muito!
    E sabe que agora você me deu o rumo que vou seguir? hahaha
    Achei muito legal fazer Produção Editorial!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi ..

    Ótimo post. Adorei as duas profissões, mas a que me chamou mais a atenção foi "Produção Editorial". Sabe que até me deu vontade de segui-la? rs. Parece ser bem legal.

    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Produção Editorial parece ser tudo de bom!
    Mas ser tradutor é uma profissão bem legal também!
    Esse post está muito legal ;)

    Beijos, flor!

    Colina do Tordo

    ResponderExcluir
  5. Estou em pleno terceiro ano e ainda não decidi o que quero ! Mas concerteza se aqui em Recife tivesse Comunicação social,eu adoraria trabalhar com Produção editorial *-*

    ResponderExcluir
  6. Estou em pleno terceiro ano e ainda não decidi o que quero ! Mas concerteza se aqui em Recife tivesse Comunicação social,eu adoraria trabalhar com Produção editorial *-*

    ResponderExcluir
  7. Geovanna, acabei de decidir que vestibular prestar: Produção Editorial! Acho incrível essa parte, é algo que realmente eu amaria fazer!! Letras eu acho que não é muito a minha praia, acho que é uma das coisas mais importantes de um livro a revisão/tradução, mas pra mim... ainda não!
    Beijos :*
    Isa Pina ~ portal dos livros

    ResponderExcluir