Menu

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Resenha: Glee o início



 Autor: Sophia Lowell
 Editora: Galera Record
 Ano: 2011
 Onde comprar: Cultura / Saraiva
 Classificação: (3/5)

 SinopseUma oportunidade única para conhecer os bastidores do     colégio McKinley, antes mesmo de o New Directions existir aos olhos     do Sr. Schuester,e descobrir tudo sobre os principais personagens da série Glee.Quando Rachel viu Finn com outros olhos pela primeira vez? Como Quinn e Puck começaram seu romance secreto? Quando Mercedes começou a confundir os conceitos de “amigo gay” e “namorado”? E como será que o então amador clube do coral sobrevivia sem um líder destemido? Dica: não era exatamente um sucesso.

Julho. A Galera lança Glee. Surto só de pensar em Rachel, Kurt, Queen  nas páginas de um livro, em lugar de destaque na minha estante. Um fato: eu tinha de ter esse livro. Seja comprando ou ganhando. Andava muito sortuda e aproveito participando de milhões de promoções do livro, e ganho! 
O livro é um prequel, ou seja, tudo acontece antes do início oficial da história, da série. Ele nos apresenta ao McKinley, um colégio americano cheio de divisões, marcado pelo bullyng, onde os populares comandam e os losers ( perdedores) aceitam a humilhação.
  No mais baixo nível da ordem social do colégio, está o Glee Clube. Formado por alunos que amam música e ali  desafogam seus dramas, tão talentosos quanto inseguros, eles tem medo de serem humilhados e não tentam ir além, se apresentar... Mas para isso que Rachel Berry entra em cena, uma aluna mal vista entre os colegas, egocêntrica, que sonha em se tornar a próxima diva da Brodway, artista completa, como ela se define, é o que Glee precisa para ir para a frente, e já chega prometendo fazer essa galera se mexer... Mas será que uma dose de Berry é o bastante para  reavivar o clube? Ao mesmo tempo, a Abelha Rainha Queen está dividida entre o bad boy Puck e o bom moço Finn. Mercedes se confunde quanto aos sentimentos de Kurt para com ela, que nem imagina que o amigo seja na verdade gay...
  Sophia Lowell escreveu uma fanfic sobre a série, que desde o seu lançamento tem dado o que falar. E de certa forma, a autora se saiu bem no desafio de escrever sobre Glee. Ela soube captar com perfeição os traços das personagens, consegui claramente imaginar Rachel e seu jeito caricato, animado demais, autoconfiante demais. Queen exalando superioridade, Finn meu eterno bobão preferido, Mercedes se sentindo a diva diminuída, Artie apaixonado, Tinna sinônimo da insegurança e assim vai...Quando se escreve em cima de algo que já existe, a responsabilidade é dobrada, e Lowell não se intimidou com a situação, mandou ver! 
 O livro tem o mesmo clima cômico dramático da série mas peca pela simplicidade inúmeras vezes, apesar de ter representado magistralmente os personagens, faltou profundidade, ir um pouquinho mais fundo nos sentimentos e emoções, só mais um pouquinho! Os acontecimentos são interessantes mas previsíveis, nenhuma surpresa, nenhuma informação extra imperdível como tanto falaram que iria ter, talvez quanto o romance entre Fabray e Puck mas novamente, nada de extraordinário. Will, Sue e Emma nem fazem diferença na trama e mesmo adorando o trio não senti a ausência deles!  No fim, não me decepcionei com o livro. Não o classificaria como meia boca, pois tem seu mérito: é divertido, envolvente,  gostoso de se ler numa tarde só, leve e despretensioso. Recomendaria a todas a jogar fora as pretensões e curtir sem esperar demais, querendo topar com algo como Tolstoi, Jane Austen . Vá querendo curtir os primórdios do Glee e seus amados personagens, curtir a novidade de uma série nas páginas de um livro... Somente leia.


4 comentários:

  1. Sou louca para assistir essa série, como gosto muitos de musicais e de ver gente cantando tenho certeza de que vou amar!! O problema é que como não a acompanhei desde o início, de vez em quando pego um episódio ou outro na tv e fico meio perdida, mas mesmo assim vejo!!
    É ótima e o livro parece ser bem legal tb! Mas ainda assim nesse caso específico, acho que prefiro a série!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, Gi!
    Eu quero muito ler o livro e é bom saber que mesmo que não vá tão a fundo nos sentimentos, ainda assim é bom!
    Sou louca por Glee, como você sabe, e claro que não posso deixar de ler ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, mas pra falar a verdade não gosto de Glee =/

    ResponderExcluir
  4. Eu pensei que ficaria animado quando esse livro fosse lançado aqui no Brasil, mas eu nem fiquei. A magia que a série Glee tinha no começo foi se perdendo aos poucos, e hoje, infelizmente, eu tenho mais motivo para criticar do que amar. Acho os personagens ridículos demais, o que cria história ainda mais ridículas na série.

    Entretanto, eu resolvi ler sua resenha e gostei demais. Você me comprovou algo que eu já tinha em mente: que Glee - O Inicio nada mais é do que uma obra para passar o tempo.

    E, infelizmente, não ando tendo dinheiro para gastar com livros assim.

    Parabéns pela resenha ^^

    LENDO E VENDO
    lendoevendo.fanfusion.org

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)