Menu

terça-feira, 26 de julho de 2011

Resenha: Uma princesa em meu lugar

Autor: Paula Ottoni
Ano: 2011
Onde comprar: Bookess
Classificação: (4/5)


SinopseClara Martins está cansada de sua vida. Faculdade, trabalhos, correria do dia-a-dia, transporte público, televisão, comida congelada...   O que ela não esperava é que seu desejo de viver em outro mundo fosse, de uma forma estranha, virar realidade. Quando a Princesa Sofia, do reino de Charmelyn, aparece na sala de estar de Clara, atravessando o quadro centenário que seria o presente de aniversário de sua avó, tem início uma troca. Sofia fica no lugar de Clara e esta no lugar da princesa. Clara vai descobrir como é viver como uma garota das histórias de época, mas talvez nem tudo seja um conto de fadas...


Esse foi o primeiro livro de parceria que recebi, a Paula Ottoni foi um amor e me enviou o livro que desde o primeiro momento me encantou, não perdi tempo e assim que tive oportunidade comecei a ler. 
Ele conta a história de duas meninas que o que mais tem em comum é o tédio que sentem. E quando Clara, uma típica adolescente do século XXI troca de lugar com Sofia, uma princesa medieval a confusão começa. Clara tem de aprender a viver numa época onde a vida das mulheres, principalmente de uma princesa é  limitada, Sofia tem que se acostumar com aparelhos mirabolantes que parecem só complicar a vida como o celular,  tem de entender a correria  que se vive no mundo moderno, a falta de contato entre as pessoas nos grandes centros, elas tem de viver, agir, como se fossem a outra, acabam se apaixonando, causando e ganhando problemas,mas...elas não são da mesma época e esses problemas que só as verdadeiras Sofia e Clara são capazes de resolver, e agora?


Logo que engrenei na leitura as páginas voaram, foram uma centena num único dia, pois a narrativa de Paula é rápida, não demora a ação acontecer, já no primeiro capítulo tudo começa a se desenvolver. Em cada capítulo acompanhamos uma das personagens na troca, uma hora Clara, narrando sua experiência, na outra Sofia, que apenas vive os fatos, a narração é em terceira pessoa. Os capítulos são curtos, o que me dava ânimo para continuar, continuar, continuar...


De início Clara parecia ser bem chatinha, estava naquela fase Mia, onde só sabia reclamar, mas depois ela me provou ser até bem simpática, corajosa. Sofia se apresenta como uma princesa revoltada, feminista, com sede de mudança, que encontra no mundo atual tudo o que não há na idade média, porém não sustenta muito essa personalidade, aqui no século XXI ela se revela certinha, toda delicada, se acostuma muito rápido com os aparelhos e a vida moderna, a contradição me frustou um pouco, eu esperava muita encrenca da parte dela,  acho que o tema foi mal abordado, já imaginou o que  uma garota que sempre quis liberdade pode fazer quando enfim a conquista?
Também como com a outra protagonista isso não fez eu não gostar dela, as duas são até bem legais, assim como outros personagens como Sharon, Rodigro, Helena, Philip.


Eu gostei da leitura. Leve, divertida, que te prende, só acho que a autora pecou em algumas coisas: colocou muito o "Politicamente correto" em cena, as meninas falavam várias vezes que queriam mudar o mundo, falavam sobre a injustiça das classes sociais, ficou meio forçado na minha opinião. Percebi que a história toda foi baseada e é cheia de referências aos contos de fada, o que ela desenvolveu nesse lado ela deixou faltar quando se trata de descrever melhor a idade média, os costumes, e a vida naquela época, assim como também diálogos automáticos e temas que poderiam ter sido melhor desenvolvidos,como o porquê de Clara e Sofia ter uma estranha ligação, a bruxaria de Glaucius, o romance com Phillip,  fica minha dica a Paula. O que me anima é pensar que há uma continuação por vir, onde esse temas podem ser melhor abordados. Enfim, um bom livro, ótimo para passar o tempo.

5 comentários:

  1. Adoraria ler esse livro, me encantei pela capa e pela sinopse!
    Espero que esses temas sejam, então, abordados na continuação ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. A capa é linda, o titulo é linda e a resenha está otima! Quero ler! XD

    ResponderExcluir
  3. Oi Geovanna! Fiquei muito feliz com sua resenha,obrigada!! Que bom que gostou, e agradeço também as suas dicas, é sempre importante! ;)

    Beijão!
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super interessada em conhecer a história! ^^

    Me inscrevi para o BookTour, espero ser selecionada!

    Bjos, Geo!

    ResponderExcluir
  5. Desde a primeira vez que vi a capa e o titulo desse livro me apaixonei,depois da sinopse fiquei realmente dooida por ele kkkk.
    Adorei a resenha! bem sincera e objetiva!

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)