Menu

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Livros que inspiraram músicas!

Eu andei lendo "A música que mudou minha vida" que para variar é uma gracinha e um prato cheio para viciados nessa arte! E me veio a louca ideia de falar sobre livros que inspiraram músicas. Nada pode ser mais "Eu" do que este post,  que mistura coisas que amo muito: notas e letras! Espero que gostem.

                                Green Day e Guns N Roses
                               
O livro que trata da adolescência, rebeldia, já inspirou grandes lendas lendas do rock na hora de compor suas músicas. "Who Wrote Holden Caulfied""Basket Case"do Green Day e "The Catcher in  the Rye" do Guns N´Roses foram inspiradas no livro de J. D.  Salinger, "O apanhador no campo de centeio.

                                                               Radiohead 

Os integrantes da banda Radiohead devem ser grandes leitores,  já que duas de suas músicas são inspiradas em livros: "Paranoid Android" é baseada em "O guia dos mochileiros das Galáxias" e "Banana Co." é inspirada em Cem anos de solidão.

                                               
                                              Led Zeppelin e Blind Guardian
Tolkien não só influenciou a literatura e o cinema. Eis a prova: Led Zeppelin e a banda alemã Blind Guardian também foram influenciados pelo autor. "The  Battle of  Evermore" de Led foi inspirado em  "O senhor dos anéis" e o álbum Nightfall in Middle-Earth do Blind foi baseado em "O silmarillion".

                                         
                                              Sepultura, Dawie e Rick Wakeman
           
A ficção científica também vem mexendo com a imaginação dos roqueiros, a banda Sepultura por exemplo se baseou no livro "A laranja mecânica" para criar Ludwig Van. David Bowie tomou 1984 como inspiração para 1984 (nada criativo o nome né?) e "Viagem ao centro da terra" foi a fonte de onde Rick Wakeman tirou "Journey to the centre of the Earth" (outro que não se esforçou nada por um nome diferente).

                                                  
                                           Ramones e Jefferson Airplane
Outros autores de renome como Stephen King (falo muito dele não? Mas é que o cara é bom e está em todas!) e Lewis Carroll foram homenagiados também. Ramones se inspirou em "Cemitério Maldito" de Stephen para criar "Pet Semetary" e a banda Jefferson Airplane se inspirou em  "Alice no país das maravilhas" para criar "White Rabbit".

Percebi que o Rock ama a literatura. O que vocês acham? Que essa moda pegue! Quero sair cantando mais músicas literárias! Já imaginaram que delícia?! Comentem... Logo logo eu posto sobre as melhores trilhas de filmes inspirados em livros. Ok? Quero ouvir o que vocês acharam do post! Comenta aí!!!

7 comentários:

  1. Adorei o post, muito criativo. Parabéns!

    Coloquei seu banner lá no meu blog, tentei enviar por contato, mas não consegui. Dá erro.

    Quando puder, dá uma olhada:
    http://brincandocomlivros.blogspot.com/p/parcerias.html

    Estou te seguindo também.

    Beijos!

    Mari | http://brincandocomlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    De utilidade pública este post! Principalmente se tratando do mês do dia mundial do rock!
    Alguns eu sabia, mas outros... foram uma surpresa total! Gostei tanto que vou até anotar para ler.

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir
  3. Guns, Led Zeppelin, Sepultura, Ramones... Como não AMAR um post que tem várias das minhas bandas preferidas? haha Simplesmente amei!
    "Pet Semetery" o que falar dessa música? Somente que é uma das perfeições já criada por seres humanos. Eu sabia que tinha sido inspirada em "Cemitério Maldito" do Stephen King e estou LOUCA para ler esse livro, mas sempre está em falta nas livrarias que vou :/
    Enfim, sensacional o post.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Te indiquei a um Meme Literário pra você lá no blog:
    http://goo.gl/Rt45s

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Pra variar, adorei o post!
    Não sabia que os livros haviam sido inspirados em músicas!
    E quantas bandas e livros ótimos, amei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post!!! E lendo, me lembrei que quero muitoooo ler Laranja Mecânica. Adoro o filme, está entre meus preferidos, e há tempos que eu quero ler o livro, mas sempre surge alguma outra prioridade e acabo "esquecendo" e não indo atrás dele.

    Bjo,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post!

    Muito legal você falar sobre os livros que inspiram músicas e tal, um assunto diferente e muito lega, já que também adoro músicas! *-*

    Bjinhos;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir