Menu

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Livros mudam vidas?

Esses dias, zanzando pela blogosfera, encontrei o vídeo da Kariread falando do livro que mudou a sua vida Em momentos me senti como ela, em relação a livros que só de lembrar já brota um sorrisinho, os olhos lagrimejam...Eis que  uma ideia surge como se fosse aquela lampadazinha dos desenhos animados e eu...
                                               "Ta aí! Livros podem mudar/salvar vidas?"


Pensando sobre, logo me vem a cabeça dois personagens: Liesel de "A menina que roubava livros" e Klaus de "Desventuras em série". Acho que o que mais me encantou quando li "A menina..." foi que a leitura era mais que um entretimento para Liesel, era fonte de problemas e principalmente uma das coisas que a mantinha em pé, enquanto o resto do mundo desmoronava. Ela criou uma fortaleza feita de o "Manual do coveiro" o "Dar de ombros", "O assobiador" e outros. Sem dúvidas as palavras mudaram os rumos da vida de Liesel. E o que falar sobre Klaus? O que falar sobre o  irmão Baudelaire do meio? Inteligentíssimo, apaixonado por livros de todos os tipos, reza a lenda que ele já leu milhares deles mesmo tendo doze anos e cada aventura são os livros que salvam Klaus e a suas irmãs: Violet e Sunny de um triste fim. Sempre contendo uma informação preciosa, determinante, seu escudo da leitura é útil para todas as situações desafortunadas que ele passa: não há discussão, os livros mais uma vez salvaram uma vida, (  uma não, três,e foram muitas vezes).

Obviamente esses são personagens da ficção, mas no nosso país que lê dois livros por ano existem milhares de Liesesls e Klaus vivendo em diversas situações necessitando somente de um empurrãozinho para entrarem no mundo das letras para nunca mais saírem. Estão esperando para serem salvos, para fugirem do que de ruim estejam passando ou esperam apenas por uma oportunidade para voar, voar pela imaginação.  Sim!!! Eu acredito nisso! Que os brasileiros precisam de educação, moradia, comida e livros! Precisamos banir o preconceito á leitura. Ler não é chato, não dá sono! Não é só divertimento! Vamos enxergar de maneira diferente! Assim como eu, a Kari e você que está lendo este post, teve sua vida mudada pelos livros, sonho que todos sejam contaminados com esse vírus! E sejam transformados!

 Eu caí nesse mundo acidentalmente, quando uma professor da sexta série pediu para ler um daqueles livros da série Vagalume e como uma coisa leva a outra, hoje estou aqui! Muitos começaram a ler e  foram mudados por HP, PJ, pelos chick- lits de Meg Cabot e assim por diante, eu prefiro guardar os livros que me transformaram para mim , mas alguns deles foram a trilogia "Princesa Sultana" que conta a história real de uma princesa árabe e a vida sofrida que ela e todas as mulheres do seu país levam, onde não tem vez nem voz. Foi emocionante, mágico, sensacional, conhecer as entranhas do sistema muçulmano, senti a repulsa pelos homens de lá que não muito diferentes dos daqui tratam suas mulheres de forma pior do que tratam animais. Chorei, torci por Sultana, comemorei por viver em um lugar aparamente "liberal", virei feminista, meus conceitos foram mudados, enfim... esses livros me mudaram realmente.

 Acredito na força da leitura, embora muitos neguem o poder das letras, e você? Também acredita nisso? Que livros mudam e salvam?Que podem resgatar, transformar opiniões, educar?Qual livro mudou sua vida? Hein? Qual? Vamos discutir gente...vem, vem...

5 comentários:

  1. COncordo completamente que livros podem mudar nossas vidas.
    Dois que tiveram impacto direto na minha foram "O Livro da Bruxa", de Roberto Lopes, e "A Cabana", de Wlliam P. Young. O primeiro pelos conceitos, que procuro aplicar até hoje. O segundo pela reflexão que gerou e realmente causou mudanças em mim e, consequentemente, numa situação específica que vivia.
    Fora isso, livros vivem mexendo comigo e com minha vida. Sempre tiro alguma reflexão deles que acabo lembrando nos momentos mais diversos e, muitas vezes, até me guiando por elas.
    Beijos!
    P.S: Eu amo os livros da série Vagalume!!

    ResponderExcluir
  2. Geovanna, eu adorei o texto, e concordo inteiramente com isso. Acho que livros podem mudar vidas sim, até por que, em cada momento de nossas vidas, ter um livro em nossas mãos nos mostra detalhes do mundo que até então não percebíamos, e que fazem nossos problemas parecerem tão pequenos, que mudam nossa maneira de ver o mundo!

    Beijinhos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Muito legal seu blog...
    Depois se você quiser dar uma olhadinha no meu... e se puder segui-lo também eu agradeço.. Já estou seguindo o seu... ;)
    Beijoss

    http://lyluciana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Super concordo! Livros podem sim mudar as nossas vidas. Um personagem super especial para mim é o Harry Potter, porque com ele, os livros e a saga, eu descobri que nós temos o maior tesouro que nenhum mal pode destruir: o amor. E é pelo amor que eu tenho força de vontade para conseguir tudo! Muito bom o seu blog. =)

    ResponderExcluir
  5. Acredito 100% no poder das letras, nos livros. Assim como a música e vários tipos de arte. Muitas vezes renasci, me modifiquei, cresci com a forte influência de algum livro.
    Muitas vezes passei por maus bocados, e ganhei força através de livros e filmes.
    A arte ela inspira qualquer um, salvando da beira do abismo.

    ResponderExcluir