Menu

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Meme 11 perguntas!

Hey pessoas! Como vão? Hoje trago um meme, que recebi do Emoções em Páginas! Adorei as perguntinhas, confiram minhas respostas!

Regras:


• Criar um post e responder às perguntas de quem te passou a tag; 
Criar onze perguntas diferentes e repassar;   Preguiça domina, vou deixar só as perguntas da Camila mesmo!
Escolher onze blogs e colocar o link no post; Deixo aberto a quem quiser responder o meme! :)
Avisar os blogs selecionados
 


1- Porque resolveu criar um blog literário?


Sempre gostei da ideia de poder expressar livremente minha opinião sobre livros, como é proposto através dos blogs literários. Eu lia muitos blogs e pensei " EI TAMBÉM POSSO FAZER ISSO! "

2- Qual seu livro favorito? Fale um pouco dele


Tenho vários livros favoritos, entre eles acho que os que mais amo são Um longo caminho para casa e Caleidoscópio, ambos da autora Danielle Steel. Os dois falam sobre crianças com primeiramente infâncias e depois vidas difíceis que tem de enfrentar vários obstáculos. Esses livros me marcaram infinitamente. Quebraram o limite da ficção, não, não são apenas amontoados de páginas para mim, são muito mais. Os personagens, seus dramas, são basicamente parte de mim. Li a mais de um ano e não há mês que eu não lembre dessas duas histórias lindas e tristes.

3- Qual o livro que menos gostou?

Halo, puramente um xerox de outros sucessos.

4- Qual é para você a importância de um blog literário na formação de opinião de um livro?


Sou muito apegada a boas avaliações. Se por exemplo o livro que eu quiser ler tiver uma ótima classificação no Skoob, na certa lerei. De forma que opinião de um blog literário de confiança tem muito peso para mim. Tenho quatro ou cinco blogs que sempre visito e levo  em consideração a opinião deles sobre determinados livros, já fiz excelentes compras que foram dicas ou tiveram boas resenhas nesses blogs.

5- O que acha da atual literatura brasileira?

Ela está crescendo consideravelmente, os autores brasileiros vem ganhado a cada dia mais e mais espaço, o que é bom, quem disse que o que presta só vem de fora? Porém com o crescimento da literatura nacional atual vem muitas obras ruins, com muitas falhas, sem contar várias vezes as obras nacionais se baseiam muito nas internacionais, não tem muita identidade!

6- O que fazer para incentivar a leitura no Brasil?


Abolir o arcaico pensamento que leitura é chata, literatura é só feita de clássicos. É preciso incentivar a leitura desde cedo, nas escolas com livro apropriados para a faixa etária das crianças, porque todo esse preconceito com obras como Harry Potter, Percy Jackson, Crepúsculo? Foram eles que chamaram a maioria dos leitores de hoje. É ir devagar, com o tempo, com o amadurecimento acabam vindo os livros mais renomados e pesados, tão odiados justamente pela imposição a crianças e jovens, não dá certo porque não fazem parte do universo deles!

7- Gosta de ler clássicos?

Sim, nunca tive preconceitos contra clássicos. Eles são riquíssimos e sempre tem algo a nos oferecer. Sem contar que é um mergulho na época em que se passa!

8- Qual é seu estilo literário favorito?


Nâo tenho um gênero muito definido mas adoro romances, bem intensos, dramáticos com personagens interessantes, marcantes. livros ambientados no passado assim como distopia e tudo que for de alguma forma original!

9- Como começou a gostar da leitura?

Quando minha prof de português obrigou minha classe na sexta série a ler um livro na série vagalume, O mistério de Jonas.

10- Adaptação de livros para o cinema, o que acha?


Sou conformada com as adaptações. Muitos se revoltam com os filmes inspirando em livros falando que não está a altura da obra original, cheia de modificações mas gente, cada um tem uma visão pessoal sobre o livro, além de que muito que funciona nas páginas não cola nas telonas e vice-versa. É bom dar um desconto.

11- Séries de livros, um jeito de vender mais?


Com certeza. Não digo que séries de livros são unicamente uma jogada de market mas na maioria das vezes sim, é um truque para vender mais. Quantas vezes a gente não termina um livro numa parte bombástica e fica insana pelo próximo livro da série? É só reparar, muitas vezes continuações são rasos, cheios de lacunas, só para estender a história mais e mais. :(

2 comentários:

  1. Oi, flor!

    Já recebi esse meme faz algum tempo, e dá mesmo uma preguiça de criar mais 11 perguntas, ainda mais quando não se pode repetir algumas... Geralmente são esses livros como Crepúsculo que atraem as pessoas!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que me perguntam qual meu livro favorito eu também respondo que é Caleidoscópio! Afinal, esse livro é marcante mesmo, inesquecível. ULCC também, sem dúvida, mas pra mim, Caleidoscópio grudou um pouco mais.

    Aff, detesto séries tipo a Mortal, da Nora Roberts, que não terminam nunca. Isso é sacanagem e eu não leio todos dessas séries quase infinitas, mesmo quando gosto do primeiro. Pra mim, escritor que faz isso é porque é inseguro, sabe que o que escreve não é lá essas coisas.

    Não posso deixar de concordar na questão das leituras obrigatórias na escola. Poxa, se pra criança de 7 anos indicam livros tipo A Cigarra e a Formiga, por que para adolescentes de 14 só indicam Iracemas da vida? Assim não tem disposição que resista!

    ResponderExcluir