Menu

domingo, 1 de julho de 2012

Resenha: O circo da noite

O Circo da NoiteAutor: Erin Morgensiern
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Onde comprar: Submarino - Saraiva
Classificação: ( 4/5 )


Sinopse: " Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba. "

O circo da noite foi desses livros que de cara me chamam atenção. Livros que logo saio procurando por opiniões, resenhas, melhores preços e mentalmente já coloco na listinha: " prováveis favoritos. " Todos sabem que o livro tem dado o que falar, e os leitores estão se dividindo em dois, entre aqueles que amaram de paixão a leitura e aqueles que odiaram e tacam quatro pedras no mesmo. Fiquei um tempo indecisa se lia, e se me decepcionar? Mas num impulso enorme, com dinheiro na mão em frente á livraria decidi: vou comprar, se não ler nunca vou poder saber se vale ou não a pena.

O circo da noite conta a história de Marco e Celia que desde pequenos foram destinados a um jogo, misterioso e mágico jogo do qual eles pouco sabem. Acompanhamos os preparativos, os treinos que precedem o combate e toda a tensão envolta dele como também o surgimento do Le Cirque des Revês, que vai muito além de meros truques de ilusão, palhaços e acrobatas. Um circo todo em preto e branco, que abre ao anoitecer e fecha ao amanhecer e aparece, como mágica, sem anúncio ou aviso em alguma cidadezinha por aí. Um circo que encanta jovens e adultos, tornando seus mais íntimos sonhos em realidade, um circo que será palco do maior espetáculo, de Marco e Célia, mas acima de tudo, o espetáculo do amor.


Quando li Águas para elefantes, eu esperava um livro que mergulhasse na cultura circense, que me levasse até aquele circo mágico, grandioso do imaginário popular. Porém, o foco é outro, o livro mostra é a dura realidade por trás dos palcos. O circo da noite, felizmente veio suprir essa vontade de conhecer e se encantar com um grandioso circo. É incrível como a autora criou um universo completamente mágico, surreal e fascinante envolta do Le Cirque des Revês e assim como em todo o livro. O leitor é apenas mais um expectador, que sonha acordado na madrugada enquanto se aventura por inusitadas tendas e mais tendas em preto e branco. Exótico, único. Os personagens são igualmente curiosos, bem desenvolvidos e cheios de magia. Adorei particularmente os gêmeos Murray, espertos.


A narrativa é lenta e descritiva. Os capítulos alternam entre anos, vão e voltam.  Adorei a escrita da autora, pincelada de mistério, sempre deixando alguma coisa no ar. A história toda é misteriosa, sombria, charmosa, chego achar até poética. Vivenciamos o final do século XIX.  O circo da noite é um desses livros que ultrapassa a originalidade. Finalmente encontrei um livro circense, como eu tanto queria, inteiramente mágico, porém acho que o duelo entre Marco e Célia deixou a desejar. Ambos passam a maior parte do livro sem nada de concreto saber sobre o jogo, perdidos, ensaiando um combate que nunca acontece de fato, só indiretamente. Talvez no fim, como tantos dizem, o principal acontecimento, personagem, a alma do livro seja o circo, Marco, Célia, o duelo, o romance entre eles e todos os outros são apenas peças do quebra cabeça. 


Sou mais uma que acabou em cima do muro, amei completamente o universo surreal e encantador do livro, Le Cirque des Revês, mas ainda acho que em relação ao duelo, Marco e Célia, a autora poderia ter sido um bocado mais feliz, ter caprichado mais. Se isso tivesse acontecido, certeza que O circo da noite seria um dos melhores livros que já li em toda a vida. Se vale a pena ler? Sim, essa leitura é uma experiência única, não há palavras para descrever. Se você vai amar? Não sei, só sei que quem entra no Le Cirque des Revês nunca mais é o mesmo, é um mundo de sonhos e pura emoção.

5 comentários:

  1. Curti demais sua resenha!! Desde que vi a capa e li a sinopse, morro de vontade de ler O Circo da Noite, mas ainda não me decidi se compro e quando. Até porque estou com uma fila extensa a ser lida. Mas um dia certamente lerei, fiquei mesmo com a impressão de que é um daqueles livros difíceis de esquecer.

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este livro parece ser muito bom. Tem muita gente falando bem dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi!

    Eu estava doida pra saber sua opinião e fiquei feliz com ela!
    O livro é mesmo mágico e fiquei sonhando com ele por dias; de vez em quando, até me pego pensando e voltando nele!

    Bom, eu amei o livro, inclusive a parte do duelo, achei muito inteligente da parte da autora em criar um duelo que não seja direto, que seja muito mais uma disputa por quem é mais habilidoso - quem é realmente mágico ou quem é aplicado o suficiente para aprender a fazer mágica - mais do que um combate em si.

    Ainda que essa parte não tenha te agradado muito, o restante pareceu te encantar e fico feliz por isso :D

    Arrasou na resenha, as always ;)

    Beijão, querida!

    ResponderExcluir
  4. Geo eu adoro suas resenhas!
    Você foi a pessoa que me deu a visão mais clara sobre o que esperar do livro!
    Estava bem confusa porque li muitas opiniões controversas.
    Sério que saudades suas :/
    Sumisse do twitter!

    Um beijo!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia do que se tratava o livro, mas agora com a sua resenha
    fiquei MUITO animada!
    Vai ser minha próxima aquisição :)

    Beijocas

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)