Menu

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cantinho da Dani: Resenha - As Possuídas

Título: As Possuídas (ou Mulheres Perfeitas nas novas edições)
Autor: Ira Levin
Editora: Círculo do Livro (e Bertrand Brasil - novas edições)
Número de páginas: 164
Ano: 1972
Onde comprar: Submarino/ Saraiva
Classificação: (4/5)

Sinopse: Para Joanna, seu marido Walter e seus filhos, a mudança para a linda Stepford parece boa demais para ser verdade. E é. Por trás da idílica fachada da cidade, esconde-se um terrível segredo - um segredo tão devastador, que aquela que se defrontar com ele jamais será a mesma.
  Ao mesmo tempo uma obra-prima do suspense psicológico e uma crítica feroz a uma sociedade dominada pela mídia, que valoriza a busca da beleza e da juventude a qualquer preço, "Mulheres Perfeitas" é um romance cujo desfecho é tão aterrador, que seu título original, The Stepford Wives (As Esposas de Stepford), passou a fazer parte do vocabulário norte-americano. (Saraiva)



  Ira Levin, conhecido por suas histórias de terror e suspense, entre as suas mais famosas obras está o clássico O Bebê de Rosemary. Mas, sinceramente, em As Possuídas não achei nada que me desse medo. E nem é história de exorcismo, por mais que o nome sugira. Acho que para a época foi um livro terrível, mas hoje em dia até a história da Branca de Neve dá mais medo.

  Entretanto esses fatos não desmerecem o livro, porque mesmo que ele não tenha conseguido me fazer sentir medo foi divertido ler. Li por indicação da Linara, em apenas um dia. É um livro bem leve, uma leitura agradável, bem para descontrair.

  Eu não encontrei bem o motivo, mas as novas edições mudaram o nome do livro para Mulheres Perfeitas, mas posso imaginar que seja por causa do filme. Sim, esse livro foi adaptado para o cinema. Duas vezes. A primeira em 1975 com o título Esposas em Conflito, esse não consegui assistir, não encontrei nas locadoras daqui e o FBI me impede de baixar. E a segunda, possivelmente muitos já assistiram, foi em 2004, Mulheres Perfeitas com a Nicole Kidman, porém é uma adaptação não muito compromissada com o livro, muda a história, o final, mas é um filme muito legal, uma comédia em que fica a essência do livro.

  Joanna, Walter e os filhos mudam-se para uma bela cidadezinha, Stepford, a cidade ideal. Mas Joanna começa a achar tudo muito estranho, todas as mulheres daquela cidade parecem muito obcecadas com trabalhos domésticos, as casas são impecáveis e estão sempre muito arrumadinhas, nunca passeiam e nem tem tempo para conversar com as vizinhas, parecem modelos que os comerciais idealizam. Também misteriosa é a tal Associação Masculina, onde os homens dizem resolver problemas sociais mas em que não é permitida a entrada das mulheres.

  O que tanto eles resolvem se Stepford é uma cidade tão impecável? E por que mulheres não podem participar? Um mistério envolve o lugar, até as suas amigas Bobbie e Charmaine que não eram adeptas dos trabalhos domésticos estão agora mudadas... O que é isso e como se salvar? Alguma coisa na água? No solo? Uma conspiração? É o que Joanna investiga e tenta fugir dos efeitos.

  Também é válido comentar sobre a crítica existente no livro em relação à sociedade, onde há uma disputa entre os sexos, a falta de personalidade e opinião das pessoas e a preocupação com a beleza e a aparência.


Dani Côrtes

6 comentários:

  1. Olá!
    Achei este livro bem interessante, pelo que vc diz ele é bom!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Minha indicação, rs e eu também não achei que a história dá medo.
    Não sabia que tinha filme baseado no livro, quem save eu veja algum.
    A resenha ficou muito boa Dani! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Linara, obrigada pela indicação! Agora é a minha indicação que você assista o filme! Beijos

      Excluir
  3. òtima Resenha Dani!
    Achei o livro bem diferente. O título a primeira vista me assustou kkk, mas fiquei curiosa porque adoro essas coisas de conspiração e tal. kkk
    Nossa quantas vezes mudaram o nome do livro dessas adaptações em? Se eu fosse o autor não ficaria muito feliz com esse troca-troca...

    beijoo!!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAhah Brenda, que bom que gostou!!
      Também não gosto que mudem o nome dos livros, descaracteriza a obra, não acha?
      Obrigada pela visita e pelo comentário! Beijos!

      Excluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)