Menu

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Resenha: O diário de Suzana para Nicolas

O Diário de Suzana para NicolasAutor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Classificação: (5/5) * favorito *
Onde comprar: Saraiva / Cultura


Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Katie Wilkinson está devastada. Após quase um ano de pura felicidade ao lado de Matt Harrison ele terminou o relacionamento sem nenhuma explicação para isso. Um dia, em meio á sua dor e dúvidas, surge em sua porta um pacote de Matt que promete esclarecer tudo, se trata do diário escrito por Suzana, mulher de Matt, direcionado á Nicolas, o filho dos dois. Katie, embora indecisa, decide ler o caderninho. Então ela e o leitor vão conhecendo Suzana, uma médica mãe que escreve á seu filho recém nascido, contando  partes marcantes de sua vida, como descobriu o segredo da felicidade, como conhecera o pai dele, Matt, conta suas tristezas e principalmente suas alegrias, cada momento mágico que passa ao lado de seu filhinho e do amor de sua vida... Mas o que Katie e o leitor descobrem ao ler essas breves páginas é que O diário de Suzanna para Nicolas é bem mais que um simples diário,ele vem esclarecer todos os mistérios, assim como  mudar a vida de Katie e nossa ...

E é isso. O diário de Suzana para Nicolas é inesquecível. Vou contar porque. James Patterson, famoso por seus thrillers me surpreendeu. Ao entrar na pele de uma mulher, captou toda a essência da alma feminina, com Katie e principalmente com Suzana. Uma mãe apaixonada por seus dois homens, o filho e o marido, que narra apaixonadamente vários momentos. Foi impossível não me identificar com ela e com todos os outros personagens que são profundos, dotados de sentimentos,tocantes. São como eu e você, como sua vizinha, seu irmão, são reais e marcantes. 

O autor criou personagens maravilhosos, muito bem construídos. Eles são o ponto forte do livro, me apaixonei por cada um assim como pela trama, que é impecável, prende o leitor, faz com que ele se coloque na pele de Katie, Matt, Suzana, Nicolas torça, entenda, viva tudo com eles. Ainda há o suspense que se arrasta pela estória e é outro ponto positivo da estória além do romance e o drama que são igualmente bem inseridos na estória.

Eu vivo comentando por aí que amo livros que fazem da vida, do cotidiano, poesia, algo mágico e inexplicável. O diário de Suzana para Nicolas é assim. Seus poucos e curtos capítulos me encantaram e ensinaram muito. Com sua simplicidade, sua narrativa sentimentalista o livro me fez refletir sobre recomeços, sobre o que realmente vale a pena e importa na vida. Me ensinou a valorizar o hoje, cada momento e agradecer por tudo, por cada pessoa ao meu lado, por cada minuto. A vida é uma dádiva. Essa frasezinha martelou durante toda a leitura e ainda continua em meu coração. A vida é uma dádiva. Isso que O diário de Suzanna para Nicolas dentre tantas coisas vem nos dizer... Enfim, amei.

Nesse nício de ano,onde se fala em mudanças, felicidade, esperança, esse livro é uma ótima dica. Pois tudo isso há nele.Tomara que ele emocione a outros como me emocionou. Agradeço á editora Arqueiro por me ceder o livro que fecharia minhas leituras de 2011 com chave de ouro e me inspiraria a começar um 2012, novo, vivendo intensamente...

8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Geovanna! Estou ansiosa para ler o Diário de Suzana para Nicolas! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Flor, disso tudo de importante na resenha!
    Eu realmente gostei! Você trouxe uma aura de poesia e sentimento pra ela, como o livro merece!
    Além disso, você falou tudo que importa no livro sem estragar nenhuma surpresa! Tá ótima :D
    Enfim, esse livro é um dos meus queridinhos, eu sabia que você ia gostar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AIONE PROFETA... UM MÊS ATRÁS JÁ DIZENDO QUE EU IA AMAR ESSE LIVRO e olha o que aconteceu, amei mesmo! Lindo, sem igual, inesquecível, como pode? um livro tão pequenininho como esse mexer tanto com a gente??

      Excluir
  3. Que resenhaaa linda *_*

    TO louca pra ler esse livro, só ouço bem :D



    Beijocas,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo! Emocionante, lindo, tocante, inesquecível...

      Excluir
  4. Gosto muito deste autor e estou muito curiosa e ansiosa em ler este livro.
    BJs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro, eu ainda ñ li, já q fiz o pedido pela net no site da livraria Saraiva mas sinceramente quando eu li a resenha ñ só a sua, mas de outros blogueiros a impressão q eu tive era q esse livro havia sido escrito por Nicholas Sparks, pq veja bem é um romance incrível e esses romances ñ sei pq mas eu automaticamente me lembro de Nicholas Sparks... Estou ansiosa para chegar logo esse livro pois sei q irei amar.
    Bjus, Jéssica
    espiritualespiritualidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não vou dizer que não lembra Sparks, porém garanto que o livro vai muito além... tem uma magia embutida, algo inesplicável. O livro é curtinho, simples e extremamente lindo e encantador! Uma das melhores leituras de 2011 senão da minha vida! Recomendo, que bom que você já comprou porque não vai se arrepender de ler!

      Excluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)