Menu

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resenha: Desventuras em série - Mau Começo

Autor: Lemony Snicket/ Daniel Handler
Editora: Cia das Letras
Ano: 2001
Classificação: (4/5)
Onde comprar: Submarino - Saraiva

Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

O Mau Começo é o primeiro volume dos treze livros que compõe Desventuras em série, onde acompanhamos a sina dos irmãos Baudelaire ( Violet, a mais velha uma jovem inventora, Claus um leitor assíduo, viciado em livros e Sunny, um bebê precoce de dentes fortes e afiados) que perderam num incêndio sua mansão, os pais e principalmente a paz. Órfãos, inteligentíssimos, eles acabam caindo nas garras de Cond Olaf, um excêntrico e maléfico parente, que só quer uma coisa: colocar as mãos em sua fortuna. Para isso ele arma as mais variadas e bizarras armadilhas juntamente á seus comparsas. Como o próprio título diz, o Mau começo narra o início das desventuras por qual os Baudelaire passam, a começar pela perda dos pais, seguido pelos maus tratos sofridos nas mãos de seu tutor eum casamento teatral organizado por Olaf que desperta a desconfiança dos irmãos,  que mal sabiam, mas essa seria a primeira armadilha da qual eles teriam de unir forças e conseguir escapar...

Sou assumidamente fã de Desventuras em série. A famosa série infanto-juvenil me conquistou desde a primeira linha. Será isso possível? Com uma  excelente e diferente narrativa, Lemony Stiken um personagem/narrador que nada mais é do que o alter ego do verdadeiro autor Daniel Handler conta, irôniza e pincela por todo canto humor negro á estória dos Baudelaire que já é naturalmente trágica, tornando o livro interessante, marcado por um tom sombrio e bizarro, infantil e ao mesmo tempo adulto e misterioso.

O que impressiona em Mau Começo é a inteligência do autor, a qual percebemos durante toda a leitura na escolha do vocabulário, na narravita, nos personagens, em seu vilão perverso, sádico e sem limites, nos irmãos baudelaire, crianças inteligentes, talentosas que sempre encaram as piores situações de frente, com coragem, irmãos que lutam por sua sobrevivência, para ficarem juntos e nunca perdem a esperança por dias melhores. Vale citar também as mensagens que Daniel passa ao leitor: o valor da família, lições sobre o bem e o mal, e a realidade que na vida sempre haverá um obstáculo para ultrapassar.

Um ótimo livro e nem por isso um livro feliz. Uma leitura claramente triste e é justamente essa melancolia um de seus maiores diferenciais, não se assustem! Ainda assim, o primeiro volume de Desventuras em série é leve, inteligente, tem uma boa estória, uma excelente diagramação, é lotado de bonitas ilustrações, daqueles livros ler rapidinho e se delicidar, indicados á crianças, jovens e adultos!

* Há a adaptação cinematográfica, que conta resumidamente a estória de três livros da série: Mau Começo, A sala dos repteis e O lago das sanguessugas. Apesar de não ser fiel aos livros ( passa longe disso!) é uma boa dica de filme... Assista!

9 comentários:

  1. Já li todos da coleção é muuuuito legal , tem até um filme que também é legal :)

    http://thingsiloveg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ler logo essa série. AMO o filme, mas os livros devem ser ainda melhores.

    Melancólico? Hummmm, louca pra ler :D

    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari, apesar do filme sem bem fraquinho perto dos livros, também adoro ele, estava comentando esses dias com uma amiga, mesmo não sendo nada fiel á estória original o filme captou bem a essência maluca, depressiva e surreal da série! E compensa ler! Dou minha palavra!

      Excluir
  3. Eu já li e adoro!!! E adorei a resenha, não aguento mais os blogs literarios falando dos meeesmo livros e meeeesmos lançamentos!!! ADOROOOO dicas de livros diferenciados, mais "antigos" ou qualquer outro que te vier a mente! Boa pedida esse aí!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi!
    Eu não sabia que a história era toda contrária assim!
    Digo isso por todas as contradições que você colocou, fiquei bem interessada! Acho que, na verdade, acaba nem sendo tanto infanto-juvenil, por essa carga triste e sombria dos livros!
    Fiquei bem curiosa pra ler ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vergonha Aione, nunca leu Desventuras em série? Garanto, é ótimo! Apesar de ser meio infantil e tal na certa vai agradar você! No fim, as contradições e as bizarrices falam mais alto e você acaba ficando de queijo caído com a história genial que o Lemony criou!!

      Excluir
  5. Estou com o livro aqui,mas ainda não o li! Mas morri de vontade agora...kkk
    Adorei a resenha!!

    beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito legal, ótimo para as férias, eu se fosse você não deixava aí parado não! É BOM DEMAIS E VICIA!

      Excluir
  6. Eu vir o filme e achei legal,nossa 13 livros são muitos aja coragem e dinheiro.

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)