Menu

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resenha: Desventuras em série - Mau Começo

Autor: Lemony Snicket/ Daniel Handler
Editora: Cia das Letras
Ano: 2001
Classificação: (4/5)
Onde comprar: Submarino - Saraiva

Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

O Mau Começo é o primeiro volume dos treze livros que compõe Desventuras em série, onde acompanhamos a sina dos irmãos Baudelaire ( Violet, a mais velha uma jovem inventora, Claus um leitor assíduo, viciado em livros e Sunny, um bebê precoce de dentes fortes e afiados) que perderam num incêndio sua mansão, os pais e principalmente a paz. Órfãos, inteligentíssimos, eles acabam caindo nas garras de Cond Olaf, um excêntrico e maléfico parente, que só quer uma coisa: colocar as mãos em sua fortuna. Para isso ele arma as mais variadas e bizarras armadilhas juntamente á seus comparsas. Como o próprio título diz, o Mau começo narra o início das desventuras por qual os Baudelaire passam, a começar pela perda dos pais, seguido pelos maus tratos sofridos nas mãos de seu tutor eum casamento teatral organizado por Olaf que desperta a desconfiança dos irmãos,  que mal sabiam, mas essa seria a primeira armadilha da qual eles teriam de unir forças e conseguir escapar...

Sou assumidamente fã de Desventuras em série. A famosa série infanto-juvenil me conquistou desde a primeira linha. Será isso possível? Com uma  excelente e diferente narrativa, Lemony Stiken um personagem/narrador que nada mais é do que o alter ego do verdadeiro autor Daniel Handler conta, irôniza e pincela por todo canto humor negro á estória dos Baudelaire que já é naturalmente trágica, tornando o livro interessante, marcado por um tom sombrio e bizarro, infantil e ao mesmo tempo adulto e misterioso.

O que impressiona em Mau Começo é a inteligência do autor, a qual percebemos durante toda a leitura na escolha do vocabulário, na narravita, nos personagens, em seu vilão perverso, sádico e sem limites, nos irmãos baudelaire, crianças inteligentes, talentosas que sempre encaram as piores situações de frente, com coragem, irmãos que lutam por sua sobrevivência, para ficarem juntos e nunca perdem a esperança por dias melhores. Vale citar também as mensagens que Daniel passa ao leitor: o valor da família, lições sobre o bem e o mal, e a realidade que na vida sempre haverá um obstáculo para ultrapassar.

Um ótimo livro e nem por isso um livro feliz. Uma leitura claramente triste e é justamente essa melancolia um de seus maiores diferenciais, não se assustem! Ainda assim, o primeiro volume de Desventuras em série é leve, inteligente, tem uma boa estória, uma excelente diagramação, é lotado de bonitas ilustrações, daqueles livros ler rapidinho e se delicidar, indicados á crianças, jovens e adultos!

* Há a adaptação cinematográfica, que conta resumidamente a estória de três livros da série: Mau Começo, A sala dos repteis e O lago das sanguessugas. Apesar de não ser fiel aos livros ( passa longe disso!) é uma boa dica de filme... Assista!

9 comentários:

  1. Já li todos da coleção é muuuuito legal , tem até um filme que também é legal :)

    http://thingsiloveg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ler logo essa série. AMO o filme, mas os livros devem ser ainda melhores.

    Melancólico? Hummmm, louca pra ler :D

    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari, apesar do filme sem bem fraquinho perto dos livros, também adoro ele, estava comentando esses dias com uma amiga, mesmo não sendo nada fiel á estória original o filme captou bem a essência maluca, depressiva e surreal da série! E compensa ler! Dou minha palavra!

      Excluir
  3. Eu já li e adoro!!! E adorei a resenha, não aguento mais os blogs literarios falando dos meeesmo livros e meeeesmos lançamentos!!! ADOROOOO dicas de livros diferenciados, mais "antigos" ou qualquer outro que te vier a mente! Boa pedida esse aí!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi!
    Eu não sabia que a história era toda contrária assim!
    Digo isso por todas as contradições que você colocou, fiquei bem interessada! Acho que, na verdade, acaba nem sendo tanto infanto-juvenil, por essa carga triste e sombria dos livros!
    Fiquei bem curiosa pra ler ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vergonha Aione, nunca leu Desventuras em série? Garanto, é ótimo! Apesar de ser meio infantil e tal na certa vai agradar você! No fim, as contradições e as bizarrices falam mais alto e você acaba ficando de queijo caído com a história genial que o Lemony criou!!

      Excluir
  5. Estou com o livro aqui,mas ainda não o li! Mas morri de vontade agora...kkk
    Adorei a resenha!!

    beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito legal, ótimo para as férias, eu se fosse você não deixava aí parado não! É BOM DEMAIS E VICIA!

      Excluir
  6. Eu vir o filme e achei legal,nossa 13 livros são muitos aja coragem e dinheiro.

    ResponderExcluir