Menu

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Especial trilha nacional dos sonhos: Jogos Vorazes e Fazendo meu filme!

Não me pergunte de onde veio essa ideia. Misturar Jogos Vorazes e Fazendo meu filme? Só podia ter saído da minha imaginação fértil! É que a piolhinha de youtube aqui ouve uma música aqui, outra ali e de repente é como se surgisse aquela lâmpada de desenho animado iluminando minha mente: "Como dá certo! Seria a trilha perfeita!" Aí semana passada cai na net Safe & Sound, a música tema da versão cinematográfica de Jogos Vorazes! ( Se você ainda não ouviu, clica aqui!) Que vem reforçar minha ideia! Porque não pensar numa espécie de trilha sonora, nacional, para JV? É, nacional, meu patriotismo anda alto! Então criei a maluquice. Confira as músicas brasileiras que estariam na trilha se eu estivesse na direção sonora do filme e o que pensei para FMF!


   
                AVISO: HÁ LEVES SPOILERS !



Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré




Bem, essa música famosa, um dos símbolos da ditadura militar que assolou o Brasil no passado não é claramente associável á Jogos Vorazes, mas me passa a mesma sensação de dor, opressão, anseio por liberdade, vontade ter voz e vez que encontramos na trilogia, onde os reprimidos habitantes de Panem, atormentados pela miséria, vivendo uma vida indigna na mão da Capital, punidos anualmente pelos Jogos vão adquirindo ao longo dos livros,  a vontade de lutar, vão se agarrando na esperança por dias melhores...


" Caminhando e cantando, e seguindo a canção somos todos iguais, braços dados ou não. Nas escolas, nas ruas campos, construções, caminhando e cantando e seguindo a canção. Vem, vamos embora que esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer. Pelos campos há fome em grandes plantações. Pelas ruas marchando indecisos cordões ainda fazem da flor seu mais forte refrão e acreditam nas flores vencendo o canhão. "



Canção da América/ Travessia - Milton Nascimento






 Milton Nascimento tem duas músicas que lembram muito JV. São elas dois grandes sucessos. Canção da América e Travessia. Canção da América fala da amizade e não deixo de relacionar com as amizades da série. Gale, Cinna, Finnick e principalmente Rue e sua partida. Impossível não lembrar do adeus entre Katniss e a garotinha com o trecho: Mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir. Mas quem ficou, no pensamento voou com seu canto que o outro lembrou e quem voou, no pensamento ficou com a lembrança que o outro cantou... " Tão JV! Assim como Travessia, minha preferida do cantor que é absurdamente a cara da trilogia! Parece que é Katniss que canta invés de Milton, ou melhor, Katniss que desabafa á nós, toda sua angústia, tristeza, saudade e dor ante a perda de tantas pessoas queridas. Ela confessa toda sua desesperança, falta de fé na vida, revela a pessoa frustada que se tornou depois dos Jogos, depois de tudo por que passou e o quanto ela tenta mudar. Toda vez que escuto essa música quase choro. Lembro dessa personagem, de sua história... Realmente considero uma trilha. Ouçam a playlist!



"Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração.Assim falava a canção que na América ouvi. Mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir. Mas quem ficou, no pensamento voou. Com seu canto que o outro lembrou e quem voou, no pensamento ficou com a lembrança que o outro cantou. Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam "não"... Pois seja o que vier, venha o que vier, qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar.Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar..."
" Quando você foi embora fez-se noite em meu viver, forte eu sou mas não tem jeito, hoje eu tenho que chorar.Minha casa não é minha, e nem é meu este lugar estou só e não resisto, muito tenho prá falar.Solto a voz nas estradas, já não quero parar meu caminho é de pedras, como posso sonhar. Sonho feito de brisa, vento vem terminar. Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar. Vou seguindo pela vida me esquecendo de você eu não quero mais a morte, tenho muito que viver.Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer, já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver. Solto a voz nas estradas, já não quero parar. Meu caminho é de pedras, como posso sonhar, sonho feito de brisa, vento vem terminar.Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar. "

Carinhoso/Versos Simples/ Anna Júlia/ Um certo Alguém/ Certas Coisas


Há uma música, que amo, que é tipo uma confissão apaixonadinha do Peeta! Sério! Bem romântica, calma e melancólica! Totalmente Peeta Mellark! Não paro de pensar nele enquanto ouço Carinhoso. Relata todo seu sofrimento , seu amor imenso e não correspondido, aparentemente secreto, e o quanto isso dói no rapazinho! É muito a cara dele! E é a de outro personagem também, de outro livro, Fazendo meu filme. Onde há um ser apaixonado(a) sofrendo por amor! É quase a mesma situação do nosso garoto do pão, quem leu FMF sabe de quem estou falando! Mas se tratando da série amada de Paula Pimenta eu ainda acrescentaria Versos Simples do Chimarruts, o clássico Anna Júlia de Los Hermanos, Um certo alguém e Certas coisas de Lulu Santos á trilha. Será que minhas escolhas entrariam para algum CD que os personagens de FMF tanto gravam para expressar seus sentimentos? Ouçam a playlist Peeta + FMF!
"Meu coração, não sei por quê bate feliz quando te vê. E os meus olhos ficam sorrindo e pelas ruas vão te seguindo, mas mesmo assim foges de mim. Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso e o muito, muito que te quero. E como é sincero o meu amor, eu sei que tu não fugirias mais de mim. Vem, vem, vem, vem,Vem sentir o calor dos lábios meus á procura dos teus. Vem matar essa paixão Que me devora o coração.E só assim então serei feliz, bem feliz."
"Sabe, já faz tempo que eu queria te falar das coisas que trago no peito... Não te trago flores porque elas secam e caem ao chão te trago os meus versos simples mas que fiz de coração."
"Quem te ver passar assim por mim, não sabe o que é sofrer.Ter que ver você assim sempre tão linda. Contemplar o sol do teu olhar, perder você no ar. Na certeza de um amor me achar um nada, pois sem ter teu carinho eu me sinto sozinho, eu me afogo em solidão... Oh Anna Juliaaaaa... Nunca acreditei na ilusão de ter você pra mim. Me atormenta a previsão do nosso destino. Eu passando o dia a te esperar,você sem me notar.Quando tudo tiver fim, você vai estar com um cara, um alguém sem carinho. Será sempre um espinho dentro do meu coração... Eu sei que eu não sou quem você sempre sonhou, mas vou reconquistar o seu amor todo pra mim."
"Quis evitar teus olhos mas não pude reagir. Fico à vontade então, acho que é bobagem a mania de fingir negando a intenção. E quando um certo alguém cruzou o teu caminho e te mudou a direção. Chego a ficar sem jeito, mas não deixo de seguir a tua aparição. Me dê a mão, vem ser a minha estrela complicação, tão fácil de entender, vamos dançar luzir a madrugada. Inspiração, pra tudo que eu viver, que eu viver, uoh, uoh. E quando um certo alguém, desperta o sentimento, é melhor não resistir e se entregar..."

Silenciosamente eu te falo com paixão... Eu te amo calado, como quem ouve uma sinfonia. De silêncios e de luz. Nós somos medo e desejo, somos feitos de silêncio e som, tem certas coisas que eu não sei dizer...
   ESPERO QUE TENHAM GOSTADO! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)