Menu

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Resenha: Cante para eu dormir

Autor: Angela Morrison
Editora: Pandorga
Ano: 2011
Onde comprar: Submarino - Saraiva
Classificação: (4/5)


Sinopse: Cante para eu dormir revelará a dura realidade da vida, a energia firme da amizade e mostrará que o verdadeiro amor transcende tudo. O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bulling e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a vocalista do coral da escola e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não merece, mas quer experimentar, mesmo estando á milhas de distância. Porém, existem segredos não revelados entre eles. A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura. 


Angela Morrison nos leva até o mundo de Beth, uma adolescente com uma péssima auto estima, que sofreu bulling a vida toda e tanto ouviu que era feia, acabou acreditando nisso. O cabelo crespo, as espinhas, o óculos "fundo de garrafa" e tudo nela era motivo de piadinhas para os colegas que a apelidaram de, a Fera. Sofrendo preconceito diariamente, fora dos padrões de beleza que a perseguem, ela foge do mundo. Se tranca dentro de si. Em meio a sua dor e angústia duas coisas a mantem de pé, Scott, o garoto que está ao seu lado desde o jardim de infância, seu único amigo que é secretamente apaixonado por ela e a música. Beth tem uma voz linda, para ela é a única coisa bonita em si. 

Tudo muda quando ela consegue o posto de solista do coral do qual participa e com Beth solando nas músicas, seu coral vai parar na Olimpíada de Coros em Lausana, Suiça. Antes disso, ela passa por uma mega transformação, e  descobrem uma bonita garota de voz doce que esteve escondida dentro do patinho feio por trás de uma Beth tímida, solitária, desacreditada que a vida poderia ser bela. Enquanto compete, ela se apaixona por Derek, um misterioso tenor do Coral Amabile, um dos mais famosos coros do mundo. Nos braços de Derek ela conhece o amor. Aquele que acreditava nunca conhecer. Em seus lábios encontra todo o conforto, a cura para seu coração massacrado, atormentado por tantos abusos, pelo abandono do pai, atormentado com o fantasma de uma possível doença genética. Aos olhos dele ela era a Bela, não a Fera.

''De alguma maneira ele consegue transformar uma ''Ave Maria'' em uma canção de amor.''

Os dois vivem momentos de grande paixão mas o momento da despedida chega. Derek é cheio de mistérios e deixa Beth cada vez mais confusa. Eles voltam para casa com promessas á cumprir e vários obstáculos para ultrapassar, a distância, a inconstância dele e principalmente, Scott, que se declara á amiga formando um difícil triângulo amoroso. Mas o maior desafio que Beth tem de vencer está por vir, o segredo de seu amado Derek que ameaça destruir tudo...

Cante para eu dormir tocou minha alma,  meu íntimo. Dotado da profundidade do ser humano e seus sentimentos, nos mostra de maneira poética a beleza e a força do amor. Amor que salva vidas, resgata e dá esperanças.Mas demorei a gostar do livro. O início e o meio são mornos, a transformação da Beth é o cúmulo do clichê. Bem Beth a feia. Só entrar em cena uma chapinha, limpeza de pele, maquiagem e roupitchas legais que da garota ficou um arraso! Aliás, ela é completamente obcecada no namorado. 24h por dia querendo ele, tratando o garoto como se fosse um Deus. Não é saudável. Por vezes me irritou. Demais. Uma pena também o livro ser meio previsível.


Porém  os pontos positivos ganham em disparada das falhas. Que livro lindo! É Beth quem conta a história porém o principal elemento é Derek. O menino entrou no top de minha lista de garotos "podia ser real". Super sonho de consumo. Romântico, charmoso, bonitão, ele ainda canta em um coral, música lírica! Por favor me digam aonde tem Dereks á venda? Só que ele não é nenhum senhor correto, comete um grande erro, mantem um segredo que só descobrimos no final e sinceramente, me deixou mais apaixonada por ele ( se isso for possível) pois tudo fez sentido, todo o amor que ele sentia por Beth, todos os mistérios, fui capaz de entender suas atitudes duvidosas.


O que mais me encantou foi o meio-fim. Emoções, lágrimas, música, lições, dor e amor se misturam formando um final inesquecível, um livro maravilhoso. Que me fez chorar em público. As cenas poéticas, intensas, comovem. A música que já enriquecia a estória vem deixá-la ainda mais delicada. A última cena é uma das mais lindas e marcantes que já li, onde Beth canta uma canção... que está na internet! Vale ouvir! Vou deixar aqui embaixo! Esse é um livro que deve ser lido. Grandioso, emocionante, fala da vida, auto estima, música, e principalmente do amor, que é capaz de curar almas, salvar vidas...

                            

"Sou uma sombra. Sobras. Faminta e ávida, querendo mais do que ele está preparado para dar. Com medo de dar o que ele quer.
Devia ser fácil. A maioria dos garotos ia simplesmente querer meu corpo e pronto. Usar-me e dar  o fora,como meu pai biológico fez com a mamãe. Tudo o que Derek quer é cantar comigo. Ele está em um plano de existência totalmente diferente. Se isso tivesse a ver com sexo, seria muito fácil.
Mas não é o que ele quer.
Ele quer minha alma."

8 comentários:

  1. É, eu preciso ler esse livro, Urgentemente!!
    Mesmo com a parte clichê, deve ser lindo e provavelmente vou amar como você amou! Adorei isso dele tocar na alma ˆˆ
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Geovanna!
    Essa foi a resenha mais fofa que já vi sobre o livro! Me falaram desse livro certa vez (Dri) e fui atrás dele. Percebi que o livro é lindo e muito bom!
    Pena esse ponto negativo da Beth ser obcecada pelo namorado :/ Mas deve recompensar muito né!? Pois chorar em público lendo não é moleza não,rs rs.
    Vou repetir: Essa foi a resenha mais fofa que já li sobre o livro! Além disso, a capa dele é linda!
    Fiquei com mais vontade ainda de o ler!
    Beijão! Até mais!

    Débora
    http://enfimdeasasabertas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler. *-*

    ResponderExcluir
  4. Como sempre ótima Resenha Geovanna!
    Mesmo tendo as partes cliches você me deixou morrendo de vontade de ler esse livro!
    Se você horou em pulblico então ele deve ser reamente bom!
    beijo!!
    wwwcataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  5. Mesmo que seja clichê to nem ai preciso ler esse livro tenho certeza que a historia deve ser linda,na minha opinião.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que massa!
    Eu também me lembrei de: Beth a feia.
    Á voz dela é muito linda :o
    Devia ter uma foto no fundo do livro sei lá,comparando ela: antes e depois.. não acham?
    Quero o livro *o*

    ResponderExcluir
  7. Adorei o book trailler, foi a primeira vez que vi. Eu já queria ler o livro, agora mais ainda. Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  8. Aviso, esse livro deixa em depressão. Fiquei um tempão pensando sobre a vida depois dele. é tão... não sei a palavra certa. mágico? lindo? triste? não sei mesmo. mas é daqueles que toca fundo na gente. só lendo pra saber.

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)