Menu

terça-feira, 22 de novembro de 2011

5 motivos para ler mais livros distópicos!

Para a alegria de toda nação bookaholense, segunda feira passada, saiu o trailler do filme Jogos Vorazes! E mesmo depois de uma semana, o povo ( me inclua aí) continua surtando por causa daqueles breves 2 minutos de vídeo... Com toda a razão! O trailler não podia ser mais perfeito.Atendeu ás expectativas dos fãs e agradou á bastante leigos. Percebo que Hunger Games está virando a paixão bookaholic nacional! O que me faz pensar: os livros distópicos estão tendo mais espaço nas estantes brasileiras!



Esse mercado está crescendo em nosso país também. A distopia está se popularizando. Não para de chegar ás livrarias, editoras estão loucas atrás dos direitos de livros do tipo! Assim como o  sobrenatural foi tendência e domina a literatura, os distópicos ameaçam se tornar o próximo  fenômeno literário... Muitos torcem o nariz para o gênero, as vezes sem nem conhecer! Pensa que é ficção científica, então tem ovni e dominação terrestre no meio e não é bem assim, não estou generalizando mas grande parte  pensamdessa forma! Pessoas, entendam, os livros distópicos são bem mais do que ficção científica! Você pode estar me perguntando: " Geovanna, mas o que é  esse troço aí, distopia? " Pois bem, aí vai uma breve definição caro leitor:


" Distopia é uma história de ficção científica, seja em livros ou filmes, que se passa em uma sociedade catastrófica, geralmente no futuro e leva em conta o caminho que a humanidade tem tomado, na verdade extrapolando suas características atuais. A distopia oferece uma discussão ou reflexão acerca daquela sociedade e seus meios, com objetivo de alertar e conscientizar. Provocam no leitor/espectador um impacto, capaz de fazê-lo abominar aquele mundo. " Fonte


Katniss, minha personagem favorita dentre toda a literatura distópica
Resumindo: Distopia é basicamente uma história onde há uma sociedade controladora, num futuro apocalíptico e no fim... um mocinho ou mocinha  que vem contestar os valores daquele mundo... Mas é bem além disso!  Ainda não conhece bem esse gênero em ascensão? Não se convenceu que esse tipo de ficção científica é a coisa mais maravilhosa que existe? ( É, essa sou eu, eterna exagerada!) Então vou te dar 5 motivos para ler mais livros distópicos (e virar fã)!

1. Conteúdo - Não é mais um livrinho que não vai te acrescentar nada!
Disso você pode ter certeza! Livro vago, sem sal, daqueles que você nem sabe se gostou ou odiou de tão normalzinho é que o distópico passa longe de ser! Por tratar da sociedade ele é repleto de críticas bem atuais que te fazem pensar, quebrar a cabeça e refletir: sobre o mundo, valores, seu país, sua vida. A meu ver distopias são as parábolas da ficção científica. Jesus não ensinava através de historinhas? Os autores do gênero também, mas invés de pregar eles alfinetam através dos livros, criando uma trama, com romance, drama entre outros elementos que diverte o leitor e o estimula a pensar! Enfim, as distopias, tanto as clássicas quanto as recém lançadas lhe acrescentam algo, jogam questões no ar,ensinam, são geniais!

2. Brilhantismo/Originalidade - Criatividade baby, você encontra aqui!
Ok. A maioria dos distópicos seguem a mesma linha: sociedade malvada que controla tudo e todos. Mas os clichês acabam aí! Eles são criativos! Se diferenciam de outros gêneros  saturados de estórias repetidas também por essa qualidade! Fico pensando: como esses escritores conseguiram imaginar tudo isso?! São países e mundos detalhistas, diferentes, exóticos. Malucos! Cada livro tem suas próprias características, seu universo complexo. Pranchas voadoras, pessoas que vivem eternamente, sociedades futurísticas! Não é todo dia que a gente encontra coisas assim. Me atrai, fascina. Em 90% dos livros essas maluquices não ficam forçadas, se combinam com as alfinetadas presentes na leitura e o resultado é brilhante, em minha opinião! O futuro é uma incógnita á nós e as possibilidades encontradas nesses livros me faz viajar... e se? 


3. Atualidade - É o presente, nosso mundo, nossa vida, nosso futuro!
O gênero é atual. Não trata de questões desinteressantes,  que não nos diz respeito. E sim de assuntos que rondam nossa vida, aquecimento global, ditaduras/ da beleza, censura,  autoritarismo, desigualdades sociais e vários outros temas totalmente século XXI. Acho que as escolas deveriam incentivar esse tipo de leitura, pois ela é pura atualidade. Invés de o professor falar, falar e falar abordar um tema dando um livro que contenha o mesmo assunto que será comentado ao aluno? Ele vai aprender e se divertir, principalmente se ler um distópico YA! Os clássicos são uma ótima pedida também. Revolução dos bichos por exemplo, alfinetava a época na qual foi lançado mas se aplica ainda hoje! Como já falei, ninguém sabe como será o futuro, no rumo em que anda o mundo não é difícil alguma calamidade desastrosa ocorrer,  uma ditadura doida ser posta em prática e etc. A mesma sociedade que matou e mata milhares de pessoas nas guerras pode ser a que faz adolescentes lutarem até a morte como em Hunger Games! E olha que a série foi em partes inspirada no pão e circo de Roma! Como disse a Morte em A menina que roubava livros, os seres humanos me assombram, não duvido de nada! E se no futuro se concretizar uma estória distópica?


4. São bem escritos - precisa dizer mais?
Livro para mim tem de ser bem escrito. Ponto. Seja ele de  qualquer gênero, boa narração, personagens carismáticos, uma estória que me prenda é essencial! Com os distópicos não é diferente! Sou exigente! Afinal, de que adianta ter potencia se não for bem escrito? Mesmo com tantas ideias boas para se aproveitar se não escreverem direito, o resultado é intragável! Sou difícil de se agradar, e vou confessar: até hoje a dona distopia nunca me decepcionou! Claramente, existe as maças podres nesse meio também porém todos os autores que li souberam aproveitar o tema tratado em seus livros, deram boas doses de ação ( o que acho que é fundamental nesse tipo de leitura), conseguiram criar um número elevado personagens e sociedades legais, me prenderam, do início ao fim! Alguns foram tão bem sucedidos ao criarem suas obras que entraram em minha categoria: gênios. Como o caso de Suzanne Collins, minha deusa absoluta! Sua série foi a leitura mais fenomenal desse ano! Choca, emociona, tem ação a todo momento, te faz refletir e é muito, muito bem bolada!


5. É tendência! - Será?
Anota aí. Distopia vai bombar e já está bombando! As livrarias estão ficando lotadas de literatura distópica, e a previsão é que mais títulos sejam lançados por aqui em breve! A Intrínseca divulgou que Dellirium sai no primeiro trimestre de 2012, a Galera comprou os direitos de Eve e assim vai! A Lionsgate está apostando alto na adaptação de Jogos Vorazes ( não é para menos) e outra série de muito sucesso terá sua história nas telonas: Feios. ( Podem esperar um filmaço de efeitos especiais!) Quem quiser, pode assistir O preço do amanhã que está em cartaz, e é uma estória distópica. Falando nisso, há outros filmes que merecem ser assistidos. E esse é só o começo de uma nova febre. Acreditem!


Para ler: Série Jogos Vorazes <3, Feios, Destino, Gone, Maze Runner, O motivo, O pacto.
             1984, Revolução dos Bichos, Laranja Mecânica, Fahrenheit 451, Delirium, Eve,      
                 Divergent, Incarceron...


                            
Para Assisitir: Matrix, Metropole, Laranja Mecânica, Fahrenheit 451
                    1984, Brazil, o filme, Blade Runner... Série nacional 3 porcento


                   Agora você tem 5 bons motivos para ler mais livros distópicos! Há!
                          Quem aí se voluntaria a ser o primeiro a começar?  

                                    

4 comentários:

  1. É verdade, os livros distópicos são muito bons, e olha que eu sou meio chatinha quando leio um livro, haha. Mas eles (pelo menos os que li) são bem escritos e nos fazem ter uma leitura ótima! Adorei a postagem.

    Beijos,
    Sonhos de Garota.

    ResponderExcluir
  2. Concordo completamente com você, pra mim os distópicos são a próxima febre literária!
    Todos que li, também, não me decepcionaram e foram muito bem escritos, além das histórias serem criativas!
    Não é meu gênero favorito, mas é um que tem me agradado cada vez mais!
    Muito bons motivos, dona Gi :D
    Beijão florzinha!

    ResponderExcluir
  3. Eu nao preciso de mais nenhum motivo: Jogos Vorazes já me convenceu.
    Agora é começar a fazer propaganda pros amigos! Distopicos sao tendencia!
    PS.: Feios vai virar filme?

    ResponderExcluir
  4. Acho que vc já falou tudo,muito bom esse post só li um livro até agora de Distopia que foi Destino e amei não vejo a hora de lançarem a continuação,quero ler muito jogos vorazes antes de lançarem o filme aqui,tomara que consiga.

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)