Menu

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Resenha: Jogos Vorazes

 Autor: Sussane Collins
 Editora: Rocco
 Ano: 2010
 Onde comprar: Submarino / Saraiva
 Classificação : (5/5) ♥


SinopseApós o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Demorei tempo para  ler esse livro, sempre deixava para depois, passava outros na frente,  no fundo sabia que era bom, mas  a lerdeza era muita e enrolei séculos, mas as boas críticas só aumentavam foi quando  percebi que já era hora de lê-lo, para saber  porque tanto falavam dele.  E descobri. O livro é F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O, sem nenhum exagero. Honra os 83% de cinco estrelas no skoob, merece todos os elogios que vem recebendo! Não resisti a um super desconto e comprei essa semana  a continuação "Em Chamas" por R$15 reais, incluindo frete! Pirei com a chance  de garantir essa belezinha que obviamente não perdi.
  Katniss tem 16 anos e pertence ao distrito 12 um dos distritos mais pobres de Panem, um país controlador do futuro, a antiga América do Norte.Depois da morte de seu pai em uma mina é ela que sustenta a mãe e a irmã Prim caçando clandestinamente com Gale seu amigo. Quando desafiando todas as probalidades Prim, tão frágil e indefesa é escolhida para os Jogos Vorazes ela se oferece para ir em seu lugar, junto com ela vai  Peeta, o filho do padeiro que uma vez salvou sua vida dando a ela pão. Uma vez dentro da arena só há duas opções: MATAR OU MORRER.
 Esse livro tem algumas das mensagens mais legais e bem boladas que já vi. Suzanne misturou referências do passado,do presente e criou um futuro intrigante. Jogos Vorazes é como  pão e circo de roma, onde as pessoas lutavam até a morte para divertimento do povo e no caso no livro como imposição de poder,a manipulação da governo, da Capitol, é uma crítica fantastica a sociedade, que controla nossa vida e as vezes nem percebemos isso, também lembra ditaduras e afins. Um livro juvenil de tamanha profundidade como esse já merece créditos comigo só por isso. 
Como já disseram por aí, esse é o tipo de livro que te faz pensar, faz querer mudar o mundo, mudar ao seu redor. E isso aconteceu comigo. Fui jogada na arena junto com Katniss, senti sua revolta contra esse sistema brutal,senti seu constante medo de morrer, senti sua fome, sede, dor, dúvida. A narrativa é ótima, de maneira que você lê várias páginas e nem se da conta. A história me perturbou, encantou.Há  bastante violência e  brutalidade que totalmente se encaixam na história.
   Os personagens em geral são bem construídos. Não gostei muito da mãe de Katniss, muito, estranha... Com os tributos de outros distritos foi uma antipatia de cara mas ok.Katniss é forte, decidida, bem durona até, que dá a vida por aqueles que ama como no caso de  Prim. Um belo exemplo. Um argumento contra aqueles que dizem  livros juvenis são fabricas de maus exemplos. Peeta é uma gracinha rsrsrs,um dos trechos que mais amei foi dele, quando dizia que não queria ser mais uma peça do jogo.  UUUUUHH Sensacional! Não tenho opinião sobre Gale, as pessoas comentam tanto dele mas ele não fala nem aparece em quase nada, então... O final  foi bombástico, emocionante, quase surtei, tensa, com o coração na mão. Agora espero pelo filme que está sendo rodado, pode apostar que vou assistir, quero ir na estréia.  Estou louca para ver como vão adaptar a arena, Capitol, o centro de treinamento...
   Recomendo o livro a todos, é ação, muuuita aventura, reflexão, romance (♥), pitadas de humor, lágrimas (prepare lencinhos) e o melhor: mistura entreterimento e cultura. Então corre, e compra/rouba /pega emprestado/arranja Jogos Vorazes logo! Já arranjou? Não? Anda que já perdeu um minuto de leitura dessa cosabela!

2 comentários:

  1. Adorei sua resenha!
    Estou mega curiosa pra ler Jogos Vorazes, minha mão está super coçando pra comprar, mais esse mes ja adiantei muitas compras e to com lista grande de livros pra ler. Mas todas as resenhas que leio há pontos positivos. Gostei muito *-*

    beijos,
    Ana Luiza
    Livros ao Meio Dia

    ResponderExcluir
  2. Tomo mundo tá falando super bem dessa serie! Eu não gostei da sinopse mas de tanto elogio só me resta lê-lo !kkk Achei Em chamas numa promoção e acabei comprando,to esperando a bienal daqui pra comprar jogos vorazes *-*

    ResponderExcluir