Menu

domingo, 18 de dezembro de 2011

Garota Retrô: Dicas por um dezembro mais vintage - Música - Parte II

Ok ok! Desculpa o atraso! Mas vamos esquecer minha pontualidade britânica e focar na música que a gente ganha mais! Cá estou para apresentar duas artistas, quer dizer, uma banda e uma cantora que para mim são duas dignas representante da música vintage!

                                        Para ouvir: Brenda Lee e She & Him


Uma começou como sucesso no rádio, em plena década de 1950 quando ainda tinha sete anos. A outra tem carinha de quem vive no mundo da lua e parece ter saído de uma máquina do tempo diretamente da época "Paz e amor". São elas respectivamente, Brenda Lee e Zooey Deschannel, lê-se She & Him! O que elas tem em comum? Além de serem ambas minhas cantoras "retrôzinhas" favoritas? Ambas são ótimas dicas de música! Assim como Beirut, são para ouvir, apreciar e amar!



Brenda Lee, a Little Miss Dynamite começou no rádio cantando e encantando o público ainda na infância. Pequenina em tamanho, gigante em simpatia e talento, com uma voz marcante logo virou mania nacional! Foi em 1955 sua grande estreia. Com apenas onze anos ela se apresentou em um famoso programa de rádio e com um de seus primeiros hits Jambayala deixa todos assombrados. Nascia ali uma estrela, que mais tarde se tornaria um grande nome da década de 1960, ao lado de The Beatles, Elvis Presley, Connis Francis.

     
Dona de uma voz potente, a cantora  rockabilly/pop/country sempre bate na tecla da solidão, o amor perdido/ não correspondido, a saudade, a dor em suas canções ( basicamente uma Adele da década de 1960, percebam!) Eu sou fã dela! Assumo! Sua voz e música esbanjam paixão e emoção, passo horas e horas ouvindo a lista de reprodução dela que tenho no youtube! ( Que inclusive está logo ali embaixo!) Viajo no tempo ouvindo seu som, tipicamente retrô, toda vez que escuto é como se eu vivesse um pedacinho da época de 50/60 através de uma de minha cantoras preferidas, Brenda Lee diva...  


  
Ela tem mais de 40 hits, impossível recomendar todos que amo, mas com certeza vale ouvir seus clássicos, I´m Sorry, Rockin' Around the Christmas Tree, Jambayala, Dynamite, Sweet Nothin's, All alone am I <3 Losing You, Tragedy, Fly me to the moon, Someone to love me, My Prayer, Pretend, Coming On Strong, I´ll Be Seeing You, Evebory loves somebory além de ótimas versões como Only You, If you love me (really love me) Always in my mind... Deixo minha lista de reprodução queridinha de Brenda Lee abaixo, quem quiser ouvi! A vontade!




E nossa segunda diquinha de hoje, é a banda de uma moçoila até bem conhecida entre os brasileiros, Zooey Deschannel! Pra quem não conhece ela  pode achar que estou doida, afinal, essa aí da foto abaixo é a Katy Perry né? Engana-se! Elas são bem parecidas mas não a mesma pessoa! Sem contar que o estilo é totalmente diferente!


Zooey, a garota de 500 dias com ela e New Girl canta indie/folk, e como já disse parece ter caído de paraquedas em nossa época! Pin up ambulante! Tem um jeitinho todo doce, hippie, meio avoado e engraçadinho de ser que reflete diretamente em sua música, romântica, retrô, leve, divertida, com um toque de ingenuidade... um pedacinho dos anos 50/60 em pleno século XXI! Destaque para o single In the sun que é basicamente o "tema" da banda, Thieves, Sweet Darling, Why do You Let Me Stay Here e seus clipes, incríveis!

Playlist <3




A banda formada em 2006 pela atriz/cantora e por M. Ward já lançou três discos e pelo menos eu, não quero que eles parem tão cedo! Está tão difícil encontrar hoje em dia música como a deles, relax, gostosa de se ouvir, inocente, divertida. Acredito que a música perdeu e está perdendo sua essência ao longo dos anos então sempre que encontro alguma banda/artista como She & Him, Beirut, Brenda Lee comemoro! Não se fazem mais música como e de antigamente!


Curiosidade: She & Him regravou recentemente a famosa e já citada canção natalina  Rockin' Around the Christmas Tree de Brenda Lee que é muito popular nos EUA. Brenda Lee por sua vez visitou o Brasil no fim dos anos 50 e teve um de seus LPs gravados aqui! Ela fez amizade com Celly Campello e insistiu que a brasileira a acompanhasse ao Estados Unidos! 


Pessoal, espero que tenham gostado do post! Quem me conhece sabe o quanto amo esse universo vintage, adorei compartilhar um pouquinho dos meus gostos, de mim com vocês!

6 comentários:

  1. Oi flor :D

    Ah eu sou tao por fora sobre musica, nem conhecia a banda nem a cantora, mas foi bom saber um pouquinho sobre eles ^^

    Ah.. deixa eu te agradecer por participar do Desafio literario de ferias ^^

    Beijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  2. Own que legal as músicas..realmente,não se fazem mais músicas inocentes,divertidas como antigamente..
    A 1 cantora ñ conhecia..mas a 2 eu já tinha ouvido falar por ela parecer mtoo a Katy.
    Gostei das música *-*

    ResponderExcluir
  3. Olá Garota das Letras, fiquei realmente encantada com o seu blog, mas me decepcionei. Onde estão os clássicos? Machado de Assis, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Mario de Andrade "Papa do Modernismo", Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Drummond, Graciliano Ramos, Clarice Lispector? Onde estão todos eles? Com suas obras geniais? Eles são incríveis! E não pensem vocês que Monteiro Lobato é Sítio do pica-pau amarelo, pois isto é literatura infantil, estou falando de obras dele como Urupês e Cidades Mortas. Onde estão os livros que representam escolas literárias? Desde o Trovadorismo até o Modernismo! Todos esses livros não são os mais queridos, sabem o por quê? São difíceis, não é qualquer que pode ler e entender. Acho que esses monstros da Literatura Brasileira mereciam um espaço no seu blog, aí sim ele estaria completo. Mas é questão de gosto.

    ResponderExcluir
  4. Ahh eu ja vi ela cantando ehuehu, é bem legal e ela parece mesmo com a Kate muitooo, prmeira vez q vi achei elas iguais!!!
    Eu curto muito retrô, mas as musicas dela não me fascinaram, mas vou tentar mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. Brenda Lee é LINDO! Adoro desde pequena!

    ResponderExcluir
  6. Adoooro a Zooey *--* A diferença é que eu curto ela como atriz, principalmente em new girl.. ;]
    Em relação à música eu já conhecia ela também, mas apesar de as músicas serem uma graça (ela mesma é uma graça, né)eu ainda prefiro Adele, Beyonce, Foo fighters.. kkk' mas ta valendo, é uma ótima recomendação, porque independente do estilo é música de qualidade, não é?!
    PS: Geovanna, você não curte Taylor Swift não? Acho que ela faz bem seu estilo, e eu também adoooro ela!;D

    ResponderExcluir