Menu

sábado, 2 de julho de 2011

Livros Distópicos


Distopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utópica ou promove a vivência em uma "utopia negativa". São geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo bem como um opressivo controle da sociedade. Nelas, caem-se as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. Assim, a tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, de instituições ou mesmo de corporações. A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente em um futuro imaginado ou um mundo paralelo. Além disso, a distopia foi causada em consequência da ação ou da falta de ação humana, de um mau comportamento ou da ignorância. Créditos  texto: x


 Acho que já deu para entender o que é distopia não? Ultimamente o mercado editorial vem lançando e resgatando cada vez mais esse tipo de livro de ficção científica, que traz como cenário o  futuro, sociedades manipuladoras, ideais, lutas, revoluções e todo um papo cult... Eu sou fã do gênero, e é muito bom ver  crescer o número de bookaholics que abrem um espaço  em sua estante para  os distópicos através de Feios, Destino, Jogos Vorazes... que além de ser uma boa distração tem mensagens bem legais para serem refletidas.

Meu primeiro contato com ficção distópica foi através de O Pacto que conta que no futuro todos vivem eternamente com a condição de ninguém ter filhos e Anna nasce contrariando as regras e obviamente passa a vida sofrendo as consequências do teu "crime": ter nascido. Amei a leitura, até hoje sou fascinada pela história, pelos personagens: Anna, Peter...Tão inseguros, quanto sofridos e corajosos, parecidos com outros personagens desse gênero. Indico a todos. A partir desse, meu amor só aumentou, passei a procurar mais livros que tenham a ver com meu "queridinho" e como já disse percebi, o quanto esse segmento esta crescendo no Brasil.

Muitos torcem o nariz mas uma boa dica de leitura de férias são os distópicos mais antigos: Revolução dos bichos, Fahrenheit 451, Admirável mundo novo, Planeta dos macacos, 1984 e os livros de Arthur Clarke se tratando de ficção científica em geral. Todas essas obras influenciaram outras gerações do gênero, marcaram época, causaram polêmicas, conquistaram legiões de fãs e foram filmes de sucesso.


E por último,como eu já havia citado, há a nova "safra" de distópicos que estão fazendo um tremendo sucesso. Em cada blog que entro vejo alguma coisa sobre Delirium. E me pergunto se só eu não leio em inglês... O livro promete e só me resta ficar na torcida que a Intrinseca resolva publicar assim como vai fazer com Before I fall. A série Feios já foi publicada no Brasil até o terceiro livro, falta o quarto agora: Extras, é recém lançado o segundo de Jogos Vorazes: Em chamas ♥,é esperar por Mockingjay e há também Destino, que divide opiniões.




E falando nisso, não deixem de ver os vídeos da série 3%. Gente! É brasileiro! É ficção! É distopia! Corre lá no Garotait que tem um post bem bacana sobre 3%. Vou colocar uma parte do piloto aqui e quem quiser ver mais vai lá no youtube...


õe
Galera espero que tenham gostado da materia e não deixem de comentar.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog! Continue assim, abordando assuntos interessantes e diferentes de uma maneira criativa, acho que é isso que todo blog deve ter e que particularmente não vejo tanto assim na blogosfera!
    Excelentes livros, adoro o George Orwell (ou Eric Arthur Blair, seu verdadeiro nome) ambos 1984 e A Revolução dos Bichos são livros excelentes e que te fazem pensar!
    Bjs, até mais!
    Duda
    http://boookaddict.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e estou gostando bastante do seu blog!
    Você está realmente de parabéns, e, sinceramente, jamais daria 14 anos pra você lendo o que já li aqui!
    Não é preconceito, mas você realmente escreve e tem idéias diferentes das pessoas da sua idade, palavra de quem já teve 14 anos e não lembra de ter sido assim!
    Parabéns!
    Beijos!
    www.minha-vida-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir